NOTÍCIAS

De volta ao comando

Em ato na noite desta terça-feira, Ico Charopen reassume a prefeitura de Livramento

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Em sua primeira entrevista após assumir o comando da prefeitura de Sant’Ana do Livramento, o prefeito Ico Charopen (PDT) disse que já tem algumas ideias para aplicar na transição do governo, sem alterar as medidas adotadas para combater o Coronavírus (COVID-19), e deve realizar reuniões para tomar ciência da atual situação do município.

Em sua fala, Ico também garantiu que não deve fazer grandes mudanças na equipe. “Eu não vou chegar aqui fazendo retaliações, demissões. O que está dando certo, vai continuar, o que não está dando certo deve ser mudado”.

O RETORNO

O ato de posse aconteceu depois da decisão do desembargador Rogério Gesta Leal da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que negou a manutenção do afastamento de Ico e dos demais agentes públicos envolvidos na operação Parceria.

Segundo o Ministério Público (MP), a investigação revelou um esquema criminoso capitaneado pelo prefeito, auxiliado por servidores do alto escalão da Administração Municipal, para a contratação da OSCIP Ação Sistema de Saúde e Assistência Social, no valor de mais R$ 18 milhões e 300 mil, para realizar desvios milionários do erário municipal e proporcionar enriquecimento ilícito de agentes públicos.

CLIMA DE FESTA

Pouco antes das 20h, horário marcado para a realização da transferência da posse, um numeroso grupo de apoiadores de Ico já o aguardava na frente do Palácio Moysés Vianna. A chegada do Prefeito foi comemorada em um verdadeiro clima de festa, com bandeiras, buzinas, gritos e abraços.

Acompanhado de sua esposa e filhos, Ico falou brevemente com a imprensa na entrada do palácio e disse que hoje a justiça foi feita. “Agora é vida nova. O momento é outro, temos que nos preocupar com as pessoas que estão passando fome, com a saúde e com a vida das pessoas”.

Já nas dependências da casa do Executivo, Ico recebeu os abraços e carinhos de parceiros políticos, entre eles alguns secretários que também foram afastados pelo MP junto ao prefeito. A volta de Ico foi bastante comemorada pelos vereadores Maria Helena (PDT), Enrique Civeira (PDT), Lídio Mendes Melado (PTB), Germano Camacho (PTB) e Ulberto Navarro Garrão (DEM) que marcaram presença.

Não mais do que 30 minutos passavam das 20h quando, na presença do seu advogado, João Luiz Vargas, Ico dirigiu-se até o seu gabinete para assinar a ata de posse junto ao Secretário de Administração João Carrets e do Presidente da Câmara de Vereadores, Romário Paz (MDB). O que chamou a atenção foi o fato de que ao abrir a porta de sua sala, Ico encontrou o espaço vazio apenas com algumas caixas e livros deixados pelo pedetista no chão. Prontamente sua equipe precisou improvisar um local para que o documento fosse assinado.

Oficialmente como prefeito de Livramento, Ico agradeceu ao apoio que recebeu dos amigos e da população durante o período de afastamento e também agradeceu aos sete vereadores que votaram contra a cassação do seu mandato.

Fonte: Grupo APlateia / Murilo Alves

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios