- DestaquesNOTÍCIAS

INVERNO | Bombeiros dão dicas de prevenção contra incêndios

Na estação mais fria do ano, prevenir salva vidas

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Os dias frios do inverno trazem consigo a necessidade da utilização de fogões a lenha, lareiras e aquecedores. Contudo, por trás do aconchego produzido pelo calor, há também um grande risco de incêndio nas diversas edificações.

O 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Dom Pedrito- 2º PelBM orienta a comunidade Pedritense que redobre a atenção quanto da utilização de lareiras, lareiras ecológicas, fogões a lenha, aquecedores elétricos e/ou combustíveis.

Na utilização de fogões a lenha ou lareiras se deve atentar as chaminés que devem sofrer periodicamente uma manutenção e limpeza em seu interior, pois aquela fuligem, acumulada dentro das chaminés, é bastante inflamável. Lembramos que esta atividade deve ser realizada por profissional especializado.

Outros cuidados como manter tapetes, sofás e outros materiais combustíveis afastados desses equipamentos fortalecem a prevenção de possíveis acidentes.

Quanto da utilização de aquecedores portáteis, mantenha-os longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente.

No caso de aquecedores a gás, siga as recomendações de instalação do fabricante para evitar os riscos de vazamento do gás, por queimar um combustível (GLP ou gás natural), esse tipo de estufa joga no ambiente gases perigosos à saúde. Em razão disso, ao usar esses equipamentos é importante ventilar o ambiente de tempos em tempos para renovar o ar interno. 

Evite utilizar fogareiros ou aquecedores artesanais. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 3243 – 4448.

“Prevenir salva vidas”.

Fonte: 2ºPelBM Dom Pedrito

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios