- DestaquesNOTÍCIAS

Testes rápidos para identificar coronavírus chegam à região

Dom Pedrito recebeu lote com 82 exames

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Assim como Bagé, as demais cidades que compõem a região da Campanha também serão beneficiadas, pelo governo do Estado, com lotes de testes rápidos sorológicos, com foco na identificação de casos de Covid-19, o novo coronavírus. Recentemente, o governador Eduardo Leite anunciou a distribuição de 25 mil exames para os 497 municípios gaúchos.

A distribuição dos kits aconteceu de acordo com a população e o número de casos confirmados. Nesta semana, os gestores públicos de Dom Pedrito, Candiota e Hulha Negra confirmaram o recebimento do material.
Conforme o Departamento de Comunicação de Dom Pedrito, a prefeitura recebeu 82 testes rápidos.

A aplicação, segundo o setor, atende o protocolo repassado pelo Estado. O documento oficial aponta que os testes devem ser realizados com prioridade em profissionais da saúde, da segurança e do sistema penitenciário. Pessoas que tiveram contato direto com profissionais desses grupos que testarem positivo para Covid-19 também receberão prioridade para o exame.

Até o fechamento desta edição, Dom Pedrito contabilizava somente um caso confirmado, que, por sinal, já recebeu alta. Ou seja, é considerado recuperado. Tratava-se de uma mulher que se contaminou em Bagé. Houve outra situação, de uma jovem de 22 anos, natural do município, que morreu em Porto Alegre, posteriormente foi diagnosticada com covid-19 e entrou na contagem da Capital da Paz.

Em Candiota, que conta com um caso confirmado, conforme o coordenador de Saúde, Cláudio Hernandes, ao todo, chegaram 100 testes rápidos para a cidade. Numa primeira leva, foram 40 exames. E, num segundo momento, mais 60 foram encaminhados para a Capital do Carvão.

No caso de Hulha Negra, o secretário de Saúde Volnei Vorge informa que o município recebeu 40 testes. Até o momento, nenhum caso confirmado de coronavírus foi registrado. Quanto à utilização dos testes, o secretário informa que a cidade obedecerá o protocolo repassado pelo Estado, contudo, salienta que ainda não foi necessária a realização de exames.

Critérios para repasse dos exames

Para com a realização do teste rápido sorológico, é necessária a coleta de apenas uma gota de sangue, e o resultado fica pronto em até 20 minutos. Ele detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavírus.

Pelo critério de distribuição adotado pelo governo do estado, 231 cidades com menos de 5 mil habitantes devem receber pelo menos uma caixa (o que inclui Aceguá); 157 cidades entre 5 mil e 20 mil habitantes devem receber pelo menos duas caixas (o que inclui Hulha Negra e Candiota); 65 cidades entre 20 mil e 50 mil habitantes devem receber pelo menos três caixas; 25 cidades entre 50 mil e 100 mil habitantes terão pelo menos quatro caixas, enquanto 19 cidades acima de 100 mil habitantes (o que inclui Bagé), terão pelo menos sete caixas. Porto Alegre receberá 114 caixas.

O Estado também vai distribuir caixas extras para 81 municípios com casos confirmados (mais uma caixa); 12 municípios com mais de 200 mil habitantes (mais duas caixas); quatro municípios com mais de 300 mil habitantes (mais duas caixas); 10 municípios com mais de 10 casos confirmados (mais cinco caixas); e quatro municípios com mais de 20 casos, o que inclui Bagé (mais quatro caixas).

Fonte: Jornal Minuano

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios