- DestaquesVARIEDADES

Passatempo Cultural para a Semana de Aniversário do Museu Paulo Firpo

Durante o período de quarentena a entidade desenvolve a atividade em parceria com a comunidade

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Pensando em oportunizar  um passatempo cultural para este período de isolamento social,  valorização e divulgação das memórias familiares, a partir de objetos do cotidiano que possam servir  como  ponto de partida para um diálogo interpessoal, o Museu Paulo Firpo envia  as sugestões  abaixo

Escolha uma peça  antiga de porcelana, louça ou cerâmica

 

Pode ser uma xícara, um pires, preferencialmente algo que esteja na família há muito tempo, ou tenha uma “história”.

a. Observe atentamente a peça – tipo de decoração, se tem alguma inscrição, relevos, função, tipo de manufatura – industrial, artesanal – é possível definir um estilo- art-deco,  arte noveau, iIsa-belino, moderno…

b. Procure ver a marca, cidade, fábrica, outras informações inscritas na peça  ;

c. Pesquise na internet as informações do item b;

d. Investigue sobre a história dessa peça no grupo familiar  (a quem pertenceu, como veio para sua propriedade – compra, doação, herança… , quem foi o primeiro dono, que relação você tem como o primeiro proprietário – amigo, pai/mãe , avós … Algum fato especial está relacionado a essa peça ?

e. Produza um texto sobre a história dessa peça a partir do que obteve, fotografe toda a peça, focando as informações, ilustre com imagens dos primeiros proprietários. Por fim, componha uma apresentação (Power Point) , uma live ou um paper toy  e apresente-o ou envie-o a sua família, a seus amigos.   Envie  também   para o email oliveiraadilsonnunesde@gmail.com

Trabalhando com fotografias  -escolha uma foto de pessoa /pessoas

 

a. Observe-a atentamente: é uma  foto em b& p; é  colorida, é foto colorizada (pintada) , foi produzida em  estúdio ou é um instantâneo, há registro do fotógrafo –  assinatura  na frente , logotipo ou endereço no verso;  é uma pessoa só ou um grupo, é uma festa?  registra um dia especial: Casamento, aniversário, ceia de natal ? Observe e descreva  roupas, adereços , penteados, bigodes e barbas. Tem uma dedicatória? de quem para quem? Quanto mede a foto? altura e largura? A foto está  fixada em um cartão – tipo paspartu ?  É possível datar a  imagem ?

b. Que personagem é ; se grupo, que personagens estão na fotografia? que relação  há entre essas pessoas? são amigos,  colegas de trabalho, são parentes? –  que parentesco há  entre eles ou com você?  Essas pessoas ainda vivem? quantas ou quais ? mantém contato com elas?

c. Observe  cada um para onde ou para quem olha,  todos estão sorrindo?  quem está sério?

d. Compare os trajes de uns e outros. São trajes antigos? pelos trajes será capaz de determinar uma data aproximada?  é possível imaginar se é verão ou inverno?

e. A foto tem um fundo? é uma paisagem? é uma cidade? uma rua ou interior de casa? que lugar, casa, rua ou cidade  ?

f. Que interesse você tem nessa  foto? que recordações /sentimentos/emoções  a foto lhe proporciona?

g. Reproduza a foto e elabore um texto a partir dos questionamentos.

h. Veja essas pessoas hoje, tem fotos mais atuais delas? compare as imagens.

i. Reproduza as imagens , produza um texto, uma live, um paper toy e repasse essa informação  entre os fotografados  e amigos. Envie  o resultado para oliveiraadilsonnunesde@gmail.com.

Folheando um livro 

 

a. Escolha um livro, preferencialmente antigo ou que tenha uma “história” para você.

b. Veja  a capa: título do  livro, quem é o autor  do livro? quem é o autor da capa?  cidade onde foi impresso, editora, ano da edição, número da edição, número de páginas. O livro tem índice? ( às vezes algumas dessas  informações estão no verso da primeira ou segunda página) É um romance, ficção,  história? são crônicas, poesias? faça foto da capa do livro.

c. Há um prefácio? há textos nas orelhas do livro, quem são os autores do prefácio e da orelha?

d. O livro é ilustrado? quem é o autor das ilustrações?  São bonitas, coloridas? Fotografe uma dessas ilustrações que lhe parece mais interessante. Justifique sua escolha.

e. Busque uma síntese desse livro. A internet poderá ajudar.

f. Busque algo sobre o autor, como uma mini biografia. Tem imagem do autor do livro? Reproduza . Veja se esse autor produziu outras obras.

g. Produza um texto sobre a obra em questão e sobre o autor. Poderá ilustrar com a capa do livro e imagem do autor – numa live. Envie a seus amigos, parentes  e  para o  e:mail oliveiraadilsonnunesde@gmail.com.

Arte em nossas vidas

 

Escolha uma obra de arte que você tem em casa: pintura, escultura , desenho ou gravura .

a. Se pintura, desenho ou gravura: é uma paisagem, figura humana, natureza morta (flores, frutos, objetos ) figurativo ou abstrato? Se escultura, o que representa? é uma obra recente  ou antiga ? A obra esta assinada? está datada? É obra original ou reprodução? Como adquiriu essa obra? doação, compra – onde comprou? –  presente do próprio autor?  é uma peça de família?

b. De que materiais é feita; papel e tinta, tela e tinta, metal, madeira, pedra, outro material?

c. Quem é o autor? Você conhece o autor? Investigue algo sobre o autor, a internet poderá ajudar.

d. É  comum as famílias terem  a “Sagrada Ceia” ou “Última Ceia”. Procure saber acerca do autor. Leia  algumas interpretações sobre essa obra. Elabore sua síntese.

e. Você tem quadros com cenas históricas ou bíblicas em casa? Procure informações sobre essas obras e sobre o fato ali representado. Compare com textos de livros de história ou com a Bíblia.

f. Você tem quadros ou imagens tridimensionais de santos, santas ou Nossa Senhora? Investigue sobre essas invocações e representações. Que símbolos são presentes na obra: estrelas, cruzes, auréolas, palmas, mantos, flores, anjos, globos… Descreva a imagem.

g. Que sensações, sentimentos a obra escolhida lhe transmite: alegria, tristeza, partilha, esperança, redenção, fraternidade, espiritualidade … ?

h. Faça uma foto dessa(s) obra(s) analisada(s),  anexe um texto, resumo de sua atividade cultural e envie a seus amigos, repasse para a família, no formato de uma live ou  apresentação (Power Point)  e  envie  esta e as outras, caso você fizer mais de uma atividade ,  para o email  oliveiraadilsonnunesde@gmail.com.

IMPORTANTE : Guarde essa atividade em  pen-drive, pois em 21 de novembro será celebrada a Noite dos Museus e você será convidado (a ) a apresentar seu trabalho produzido durante a quarentena. Até lá !!

Fonte: Museu Paulo Firpo

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios