- DestaquesNOTÍCIAS

Modo de instalação das sinaleiras divide opiniões em Dom Pedrito

Dispositivos foram ligados na última sexta-feira e com as anteriores, totalizam seis pontos

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A instalação de semáforos, ou sinaleiras, como tradicionalmente são chamadas pelos gaúchos, é uma reivindicação antiga da comunidade pedritense e tornou-se também uma necessidade nas últimas décadas, por causa do aumento exponencial da frota no município, que conta hoje com mais de  20 mil veículos registrados.

Parte das medidas do Plano de Mobilidade Urbana do município, que prevê, entre muitas ações, a instalação destes dispositivos de controle de trânsito, os novos semáforos foram instalados em pontos estratégicos, escolhidos em conjunto pelo Núcleo de Trânsito do município, Brigada Militar e outros órgãos, após um estudo do índice de acidentes nesses locais.

Diferentemente das outras duas sinaleiras que já estavam em funcionamento (Av. Barão do Upacarai x Rua José Bonifácio e Av.Rio Branco x Duque de Caxias), os novos equipamentos foram instalados na primeira esquina à direita dos motoristas. Em uma publicação em seu perfil no facebook, o coordenador do Núcleo de Trânsito Flavio Augusto Cunha explicou que isso ocorreu devido à normativas que a empresa que fez a instalação precisou seguir. O motivo seria a orientação para que os veículos ficassem mais distantes da faixa de pedestres, ou seja, a reclamação é de que o veículo não enxerga o sinal, é porque está se aproximando muito da esquina, o que deve ser evitado.

Algo que ocorreu também, após a instalação das sinaleiras é a impossibilidade de efetuar a conversão à esquerda, com exceção do cruzamento da Rua Moreira Cesar e Rua 21 de Abril, onde a sinalização permite. O fato é que os dispositivos trazem benefícios infinitamente maiores que um possível transtorno, como ter que andar mais uma quadra para fazer a conversão, por exemplo. Elas deverão salvar vidas, mas só se a comunidade seguir o que cada uma daquelas luzinhas indicar.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios