- DestaquesNOTÍCIAS

Mesmo com chuva abaixo da média, abastecimento em Dom Pedrito prossegue normal

De acordo com o gerente local da Corsan, captação de água do Rio Santa Maria poderá sofrer algumas manobras, mas risco de desabastecimento é muito baixo

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O baixo índice de chuvas registradas nos últimos meses é fator de preocupação em diversos setores da sociedade gaúcha. Além do setor primário que sofreu um impacto bastante grande, principalmente a agricultura, a pecuária vem sentindo os efeitos da estiagem . Segundo a Estação Meteorológica da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, até hoje, por exemplo, choveram apenas 23,4 mm, volume bem abaixo da média.

De acordo com um boletim elaborado pela Somar Meteorologia, as chuvas devem retornar a partir de maio, quando frentes frias chuvosas e acompanhadas de massas de ar cada vez mais frio, deverão deixar as precipitações acima da média no Sul, com acumulados girando em torno dos 200 mm, ou seja, a tendência é que com a chegada do inverno, o cenário se normalize.

Em contato com o gerente da Corsan em Dom Pedrito, Deniz Freitas, o gestor disse que atualmente a captação de água do Rio Santa Maria vem ocorrendo de forma normal. Fora algumas manobras de bombas, ele diz que não vislumbra um cenário que cause preocupação, uma vez que o município ainda tem como recurso, a Barragem da Serrinha, que neste momento não está sendo utilizada, em razão dos fatores já bastante conhecidos da população, como o acúmulo de algas e o manganês.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios