- DestaquesVARIEDADES

WhatsApp e a onda de golpes em Dom Pedrito

Diversos registros estão sendo feitos na Delegacia de Polícia de Dom Pedrito

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Já está difícil noticiar o tanto de vítimas que estão surgindo, por causa de golpes realizados através dos WhatsApp. Diariamente são registrados na Delegacia de Polícia de Dom Pedrito casos em que, na sua maioria, pessoas recebem mensagens de contatos que não conhecem, dizendo que irão enviar um link para a pessoa clicar e se cadastrar em algum grupo, receber algum benefício ou outra promessa tentadora.

Sem desconfiar, as vítimas clicam nesse link enviado pelos estelionatários e pronto, o número de WhatsApp é bloqueado. Enquanto a vítima fica sem saber o que aconteceu, os criminosos começam a mandar mensagens para os seus contatos pedindo depósitos em dinheiro. Algum tempo depois, o prejudicado começa a receber ligações de pessoas conhecidas que estão em sua agenda telefônica perguntando se ele realmente estava precisando de dinheiro, ou até avisando que ele havia sido vítima de um golpe.

Alguns se perguntam: como é possível cair em uma conversa tão “manjada”? A resposta nem sempre é fácil, uma vez que o papo dos criminosos, em sua maioria é muito bem construído.

Há como se proteger?

Sim. Desconfiar de situações inusitadas talvez seja a principal forma; não clicar em links, não fornecer dados pessoais, também são formas de se proteger dos golpes que se reinventam a cada dia. Você também pode ativar a opção de autenticação por duas etapas. Dessa forma você cadastra uma senha extra pra ter acesso ao aplicativo. Assim, mesmo que alguém consiga seu código de autenticação e até mesmo clone o seu chip, não vai saber qual é essa senha extra e não vai conseguir entrar nele. Pra ativar é simples. Primeiro você vai em Ajustes, que é o símbolo de três pontinhos que fica no canto superior direito da tela. Em seguida vá em “Configurações” e depois em “Conta”. Agora é só escolher “Verificação de duas etapas”.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios