- DestaquesNOTÍCIAS

Aluno pedritense se destaca na Obmep e participa da abertura do ano letivo em Porto Alegre

Matheus Kummer, de 13 anos, ficou em terceiro lugar na etapa gaúcha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A 13ª Coordenadoria Regional de Educação estará representada na abertura oficial do ano letivo da rede estadual, hoje, em Porto Alegre. Para a cerimônia, a Secretaria Estadual de Educação convidou os coordenadores regionais e um aluno destaque de cada região. Além da titular da coordenadoria, Miriele Barbosa Rodrigues, também estará presente Matheus Kummer, de 13 anos, que no ano passado ficou em terceiro lugar na etapa gaúcha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

O aluno da escola Coronel Urbano Chagas, de Dom Pedrito, participou em 2019 da Obmep pela segunda vez, já que no ano anterior ele chegou a ser inscrito na prova, mas não pôde comparecer na segunda etapa. A mãe do menino, Miriam Kummer, conta que ele sempre se destacou em matemática. “O Matheus é muito dedicado, é um orgulho para nós. Ele sempre fica entre os melhores da turma, as professoras até usam os cadernos dele como referência para os colegas”, relata.

Ao ser questionado sobre o bom desempenho na prova, o estudante afirma que sempre teve facilidade com os números. “É a matéria que eu mais gosto no colégio”, enfatiza Kummer. Inclusive, para o futuro, o menino pensa em seguir a área de Matemática ou Engenharia. “Quero alguma coisa que envolva números”, menciona.

A Obmep já chegou a sua 15ª edição, registrando mais de 18 milhões de inscritos, representando 54,8 mil escolas brasileiras. O objetivo da prova é estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos na área, contribuindo para a melhoria da educação básica.

Todos os alunos que se destacam na prova recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. A cerimônia de premiação dos vencedores da Obmep 2019 ainda não tem data marcada.

Reprodução: Folha do Sul

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios