- DestaquesNOTÍCIAS

Apicultores seguem registrando morte de abelhas

Desta vez, um apicultor perdeu o enxame com trinta caixas de abelha

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Na semana passada, a reportagem da Qwerty Portal de Notícias publicou uma matéria, onde aparecia a mortandade de abelhas no município de Dom Pedrito. Desta vez o apicultor Pedro Stoelben, que tem apiários na Estrada do Meio e também na Parada Freitas, há poucos quilômetros da área urbana passou pelo mesmo problema. Ele conta que recentemente encontrou nos dois locais, uma mortandade muito grande de abelhas. Como na matéria anterior, o apicultor suspeita das causas, mas prefere aguardar o resultado das análises para se manifestar. O fato é que é pouco provável que fatores naturais estejam entre possíveis causas para que os insetos estejam morrendo da forma como foram encontrados. Resta, então, a ação humana que, de alguma forma está interferindo no processo biológico das abelhas.

No vídeo abaixo aparecem as abelhas acumuladas em baixo das caixas e junto aos favos abelhas recém-nascidas. A preocupação é que com uma florada se aproximando, não haverá abelhas suficientes para coletar o néctar.

Muito embora, as causas da mortandade não tenham sido oficialmente divulgadas pelo laboratório que está analisando as amostras coletadas, em outras oportunidades, a aplicação inadequada de agroquímicos foi apontada como responsável pelo evento, aliás, algumas culturas aqui no município, notadamente a fruticultura, também vem tendo prejuízos por conta da aplicação inadequada de alguns agrotóxicos.

Enquanto o resultado das análises não é divulgado, e medidas não são tomadas pelas autoridades responsáveis, os apicultores estão arcando com o prejuízo, que já contabiliza uma cifra considerável.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios