NOTÍCIAS

Dia de viver o Pampa Gaúcho na Expointer 2019

Dom Pedrito esteve representado e assim como os demais municípios, levou seus destaques na área da cultura e turismo

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A Casa da Agricultura, na 42ª Expointer em Esteio, foi palco nesta quarta-feira (28), de uma grande exposição dos potenciais turísticos, da gastronomia, da cultura e dos produtos produzidos nos sete municípios que compõem a Assudoeste Pampa Gaúcho: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Secretários de Estado, deputados e prefeitos de diversas regiões lotaram o local e sentiram as sensações que o Pampa Gaúcho pode oferecer de melhor.

O presidente da Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado – Assudoeste Pampa Gaúcho, prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, na abertura do evento, em uma fala bastante incisiva, disse aos presentes da necessidade de um olhar para o Pampa Gaúcho por parte das autoridades, “precisamos ser vistos, necessitamos nos aproximar dos grandes investimentos, precisamos desse olhar e, sobretudo, dessa aproximação. Esse é o primeiro passo, precisamos mostrar para o Brasil que o Pampa é pujante, que somos maiores e que estamos prontos para receber turistas e novos investimentos”.

Logo depois, cada prefeito dos municípios da Assudoeste fez uma apresentação da sua cidade enaltecendo o que tinha de melhor em termos de história, cultura, gastronomia e turismo.

Na oportunidade, o secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho falou da importância do Pampa se fazer presente em eventos deste porte e destacou a força do agronegócio na região.

O presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara, que é de Bagé, elogiou a iniciativa e disse que é chegada a hora dos municípios terem maior participação nos impostos arrecadados, afinal é nas cidades que as pessoas vivem.

Durante a programação, além da mostra de artesanato, foram servidos vinhos, churrasco, linguiças tradicionais do Pampa, laticínios, pães, rapaduras, compotas, azeite de oliva e expostos outros itens produzidos no Pampa Gaúcho.

O evento também contou com a valorosa participação da comitiva do projeto Mirada Ciudadana, que conta com investimentos da União Europeia, incluindo a importante presença do intendente de Cerro Largo.

O fotógrafo pedritense Eduardo Rocha e o pesquisador Henrique da Costa de Bagé, apresentaram o projeto Influência (mostra fotográfica). Talentos das cidades fizeram lindas apresentações artísticas.

Segundo o presidente, o objetivo do evento foi concluído com sucesso. “Tivemos a visita de diversas autoridades e precisamos de visibilidade, precisamos ‘vender’ a nossa região. Hoje demos um grande passo e a ideia é continuarmos marcando presença e nos fazendo notar em grandes eventos”, finalizou.

Fonte: Departamento de Comunicação da prefeitura de Dom Pedrito

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios