NOTÍCIAS

Dia do Patrimônio celebrado com passeio cultural

Por decreto do Governo do Estado, reforçando o calendário cultural nacional, o dia 17 de agosto, está oficialmente consagrado como Dia Estadual do Patrimônio.

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Em Dom Pedrito, a data foi comemorada na terça-feira (20), junto aos alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal Rural Anna Riet, através de um passeio cultural.

O evento foi organizado pelo Departamento de Cultura, guiado pelo diretor do Museu Paulo Firpo, museólogo, Adilson Nunes de Oliveira.

O percurso iniciou com visita ao patrimônio natural, visitando a Serrinha e o Parque das Acácias, continuando com a visita ao centro histórico, Praça General Osório e o patrimônio cultural, construído em seu entorno, monumentos como a Igreja Matriz e a Caixa D’Água.

O patrimônio, em sua herança simbólica, é o fio condutor que nos une como nação/nacionalidade, como pertencente a um determinado lugar. Ele nos desafia a entender e redefinir o nosso presente, com base na cultura e na tradição. A promoção de nosso patrimônio precisa estar em consonância com as propostas de integridade e respeito à identidade desses mesmos bens.

De acordo com o museólogo, reconhecer a importância cultural do patrimônio, como um todo, mesmo dentro de um contexto restrito, estimula os agentes do processo patrimonial a entender o patrimônio como um conjunto de bens diversos que deve ser mantido em sua integridade, o respeito à diversidade cultural e o valor de uma memória coletiva.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios