- DestaquesNOTÍCIAS

3ª Cia E Cmb Mec recebe duas viaturas blindadas Guarani

Na oportunidade estavam presentes no aquartelamento, para o recebimento das viaturas blindadas, o Gen. de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, comandante da 3ª Bda C Mec, acompanhado do Maj. R Nunes, comandante da 3ª Cia E Cmb Mec

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A viatura Guarani é fabricada pela IVECO do Brasil, com capacidade para transportar até 10 militares, possuindo tração nas seis rodas (6×6). É anfíbia e atinge uma velocidade máxima de até 100 km/h. A VBTP Guarani é a mais nova e moderna viatura em operação nas unidades do Exército e possui diversos meios úteis à condução de operações, com um moderno sistema de detecção e extinção de incêndio e proteção QBN (Químico, Biológico e Nuclear) para a tropa. 
O Guarani foi pensado como sucessor do tradicional veículo brasileiro EE-11 Urutu e faz parte do processo de transformação do Exército, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, buscará levar uma Força Terrestre da Era Industrial para a Era do Conhecimento, sem alterar, no entanto, seus princípios, crenças e valores, conduzindo o Exército ao patamar de Força Armada de país desenvolvido e ator global, contando para isso com a modernização de equipamentos e desenvolvimento de tecnologias para recuperar a capacidade de operar com eficiência.

Esses novos equipamentos irão fazer com que se mude o modo de ação e a visão de emprego da Força. Nesse contexto, o vetor Ciência e Tecnologia é considerado um elemento central, dotado de efetiva capacidade de orientar e impulsionar as áreas operacional, logística e administrativa do Exército Brasileiro. Um dos Projetos Estratégicos de grande vulto é o Projeto Guarani que teve início em 2007 no Escritório de Projetos do DCT no Rio de Janeiro e tem por objetivo transformar as Organizações Militares (OM) de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as OM de Cavalaria Mecanizada.

Está prevista ainda a chegada de mais 10 Viaturas de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas “GUARANI” que posteriormente serão alocadas nas Organizações Militares subordinadas a 3ª Bda C Mec.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios