NOTÍCIAS

Aedes Aegypti – Mutirão de limpeza será realizado no dia 11 de maio

Mesmo com todo o trabalho de vistoria e conscientização da vigilância sanitária, foram confirmados na semana passada, dois novos focos do mosquito Aedes aegypti.

Dando continuidade ao trabalho de combate a possíveis focos do Aedes aegypti, a equipe da Secretaria de Saúde está fazendo a aplicação de larvicida biológico em bocas de lobo e pontos da Sanga das Piugas, no quadrilátero compreendido entre as ruas: Andrade Neves, Abreu Fialho, Bento Gonçalves e 7 de Setembro.

Conforme o agente de saúde Guiomar Vargas, o Aedes aegypti, não tem preferência por este tipo de água para se reproduzir, mas por precaução, o trabalho está sendo realizado, em razão da Sanga das Piugas ficar próxima aos focos encontrados.

Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, a área de dispersão do Aedes aegypti é em média 100m, ou seja, o mosquito costuma viver nos arredores de onde nasceu só aumentando sua área de dispersão se faltar comida ou criadouro. “Na casa de quem não elimina os criadouros, o Aedes tem tudo o que precisa para sobreviver e tende a ficar por ali mesmo. Por isso, as principais ações da equipe estão concentradas no bairro Getúlio Vargas (onde foram encontrados os primeiros focos)”, destacou Vargas.

Mesmo com todo o trabalho de vistoria e conscientização da vigilância sanitária foram confirmados na semana passada dois novos focos do mosquito Aedes aegypti.

Cabe ressaltar, que a participação social é fundamental para vencer a luta contra o mosquito da dengue.

Mutirão de limpeza:
Está programado para o dia 11 de maio, a partir das 8h, um mutirão de limpeza, e para isso é necessário o envolvimento, a mobilização e o engajamento da população na luta contra o Aedes aegypti.

Conforme a secretária de Saúde, Lillian Camponogara, o recolhimento de garrafas pet, pneus, caixas d’água, vasos sanitários e outros objetos que sirvam de acúmulo de água será realizado pela equipe da Secretaria de Obras no quadrilátero compreendido entre as ruas: Andrade Neves, Abreu Fialho, Bento Gonçalves e 7 de Setembro.

“Precisamos da colaboração de toda população no cuidado com as suas residências. E, no dia 11, contamos com a participação dos moradores desse quadrilátero para que se desfaçam dos objetos que podem servir de criadouros para o mosquito em suas casas”, enfatizou a secretária.

Fonte: Departamento de Comunicação da prefeitura de Dom Pedrito

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios