NOTÍCIAS

Audiência pública discute proposições e diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana

Este plano serve para definir os meios necessários para fluidez do trânsito de pessoas e bens

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.
Foto: Vânia Carballo

Na terça-feira passada, (18), no Centro de Convivência da Família, foi realizada audiência pública que discutiu o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Dom Pedrito, que serve para definir os meios necessários para fluidez do trânsito de pessoas e bens. Essas atividades visam à implantação de ações estratégicas da mobilidade ordenada e sustentável do crescimento da cidade.

Cabe ressaltar que o PlanMob é um requisito previsto na Lei Federal nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e deve ser implantada até o dia 20 de abril de 2019, sob pena de não receber recursos federais via Ministério das Cidades.

A empresa Urbana Engenharia, contratada pelo Município para realizar o estudo, apresentou a hierarquia viária onde, após estudo do tráfego de carga, pessoas e bens, ficaram definidas as principais vias destinadas a receber maior incidência de veículos, ruas que são distribuidoras de tráfego e as vias locais (que são as utilizadas para ter acesso às residências e farão a ligação com as principais).

Na oportunidade, foi proposto também, o aprimoramento da rota da safra, a ampliação para duas linhas do transporte coletivo, com objetivo de atender de forma mais eficaz os usuários e sugestões de trechos destinados à implantação de ciclovia no Município.

Considerando o aspecto cultural dos motoristas, o estudo sugeriu a implantação de faixas de pedestres com elevação nos cruzamentos, melhor sinalização, estacionamento rotativo, campanhas educativas e, por fim, a municipalização do trânsito.

A próxima fase será a apresentação da minuta do projeto de Lei.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Dom Pedrito

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios