- DestaquesNOTÍCIAS

Segurança pública foi tema de discussão da classe empresária nesta noite

Reunidos na sede da CDL, eles alinharam medidas de curto e médio prazo para o enfrentamento da criminalidade

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O tema segurança pública vem sendo exaustivamente discutido nas mais variadas instâncias do município, tanto é que, na semana anterior, uma Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores levou autoridades civis e militares ao Plenário Ataliba Torres para tentar encontrar soluções que pudessem ser implementadas frente ao verdadeiro caos que vive o município de Dom Pedrito, e o país como um todo.

Oberti Belifel

Nesta noite (4), às 19h30min, foi a vez dos comerciantes reunirem-se para, juntos, construírem medidas que, efetivamente, tragam uma maior segurança ao comércio local, e consequentemente, a comunidade geral. Com os trabalhos conduzidos pelo seu presidente, Oberti Belifel, os presentes ouviram relatos daqueles que viveram na pele o horror e a violência de um assalto. Um vídeo reunindo algumas das principais ações criminosas contra o comércio também foi mostrado aos presentes, como forma de alerta e conscientização quanto a necessidade de união neste momento, mais do que qualquer outro.

Sugestões foram apresentadas aos participantes, que posteriormente farão parte de um documento que será entregue às autoridades, para que, a partir daí, medidas reais sejam efetivadas, principalmente por tratar-se este período um dos mais delicados do ano, onde a circulação de dinheiro, mercadorias e pessoas se intensifica.

Quando se fala em segurança para o comércio, é preciso ter em mente que se trata de uma necessidade geral e não apenas de um grupo, afinal, cada empresa emprega poucas ou muitas pessoas e, por trás de cada servidor, existe uma família que depende da segurança e regularidade da empresa que este trabalhador pertence. Por outra, é no comércio que buscamos os bens e serviços de que nos utilizamos para viver, portanto, todos estão direta ou indiretamente ligados ao bom funcionamento deste setor.

Marcos Brum

É de ressaltar, também que, apesar de Dom Pedrito ter seu PIB – Produto Interno Bruto, alicerçado no setor primário, é o comércio o maior empregador, portanto, mais um motivo para a preocupação de seus diretores. Oberti Belifel lembrou que a CDL vem, há bastante tempo sendo parceira das forças de segurança e, à exemplo do Consepro, continua auxiliando em tudo que é necessário para o bom funcionamento dessas instituições. Por isso, sente-se à vontade para cobrar, principalmente do Estado, aquilo que não mais do que é uma contrapartida, frente a sua constante disposição em colaborar.

Entre algumas das sugestões que farão parte do documento a ser encaminhado às autoridades, figuram:

– Penas mais severas aos praticantes de assaltos;

– Limite de horário para casas noturnas ou eventos que aconteçam à noite;

– Melhorias na iluminação pública;

– Realização de forças-tarefa;

– Instalação de câmeras de videomonitoramento.

Como medidas imediatas, ficou acertado para a próxima segunda-feira(10), o fechamento das portas do comércio por uma hora, das 10h às 11h, momento em que será realizada uma carreata com partida em frente à Óptica e Relojoaria Moderna, cruzando as Ruas Julio de Castilhos e Barão do Upacarai, finalizando em frente à prefeitura e Câmara de Vereadores

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios