NOTÍCIAS

Confirmados sete novos casos de sarampo no Rio Grande do Sul

O RS não registrava um novo caso de sarampo desde 2011

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) atualizou nessa terça-feira (28) a situação do sarampo no Rio Grande do Sul. Foram confirmados mais sete casos, todos em Porto Alegre, passando agora para 23 o número de pessoas que tiveram o registro da doença no RS neste ano. As informações são do site do Governo do Estado.

Os casos do Estado estão distribuídos em São Luiz Gonzaga (1 caso), Porto Alegre (16), Vacaria (1), Viamão (3) e Alvorada (2). Em todos os casos já foram efetuadas ações de bloqueio, com a vacinação de contatos próximos a eles.

No Rio Grande do Sul, antes de ocorrer o processo de eliminação do vírus, o último caso confirmado foi em 1999. Em 2010, houve oito casos importados e em 2011 foram sete. Desde então, o RS não registrava a circulação do vírus até o seu retorno em 2018.

Em nenhum dos casos confirmados até o momento a pessoa era considerada vacinada, segundo o calendário vigente. Do total, 69% não possuíam histórico de vacina contra o sarampo e as demais 31% eram em pessoas com esquema vacinal incompleto. São consideradas vacinadas as pessoas com idade entre 1 e 29 anos que comprovem duas doses de vacina tríplice viral (que protege contra o  sarampo, caxumba e rubéola), ou uma dose para pessoas de 30 a 49 anos. O estudo do perfil dos casos também aponta que 82% pertencem à faixa etária dos 15 aos 29 anos e 69% pertencem ao sexo masculino.
Está em andamento a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite. Todas as crianças de um ano a menores de cinco anos devem se vacinar, independentemente da situação vacinal. No RS, são mais de 528 mil crianças na faixa etária e a meta é vacinar, pelo menos, 95% delas. A campanha ocorre até o dia 31 de agosto. Somando as duas vacinas, até o momento já são mais de 720 mil doses aplicadas no Rio Grande do Sul, o que representa 69% de cobertura do público-alvo.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios