- DestaquesNOTÍCIAS

Aplicativo ‘Galope’ vai permitir emissão mais rápida de documentos para movimentação de equinos

O governo do Estado lança, nesta quarta feira (28), um novo aplicativo que amplia a agilidade e a segurança do registro de equinos. Criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), em parceria com a Procergs, o aplicativo “Galope” permite que os criadores emitam de forma mais rápida o Documento de Movimentação de Equídeos Identificados (DMEI), a Guia de Trânsito Animal (GTA).

O evento ocorre às 16h no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, e terá a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário Ernani Polo. A inovação integra o programa Agro+RS, que simplifica processos administrativos e aumenta a celeridade das demandas do setor produtivo.

“Esta é uma iniciativa inédita no Brasil, uma inovação para agilizar as movimentações de equídeos dentro do RS com a emissão de forma mais simples da GTA. Foi um grande esforço que viabilizamos esta ferramenta, junto com a equipe da Secretaria da Agricultura, Ministério da Agricultura, e também a Procergs. Uma ação em que contamos com o apoio também de todas as entidades envolvidas com os equinos, entre elas Movimento Tradicionalista Gaúcho, Federação do Laço e as associações de criadores de cavalo. Sem dúvida é um grande avanço em mais uma das ações desenvolvidas pelo Agro + RS, pois vai modernizar, diminuir a burocracia e facilitar ao usuário a emissão do documento para o trânsito de equinos. Buscamos a inovação como forma de tornar o cotidiano dos proprietários de animais mais simples e eficiente”, ressalta o secretário da agricultura, Ernani Polo.

Através do “Galope”, o produtor rural poderá registrar seu animal, informando os dados de cadastro, vacinas, exames e resenhas. Após a validação da documentação, o produtor poderá emitir os documentos de movimentação de trânsito facilmente.

É importante frisar que o modelo atual de emissão de GTAs permanecerá sendo utilizado, sendo o aplicativo “Galope” mais uma ferramenta disponível aos proprietários de equídeos para registrar suas movimentações com mais facilidade via celular.

Como utilizar o serviço

Para acessar o aplicativo, é necessário estar cadastrado como produtor rural junto ao Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) e possuir senha de acesso como Produtor Online. Se o proprietário ainda não possui um cadastro e/ou senha de acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária, é necessário comparecer na Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) e solicitar o cadastro. Caso o proprietário já possua cadastro junto ao DDA, é necessário preencher, assinar e entregar o Termo de Compromisso na IDA responsável pelo cadastro para uso de uma senha de forma correta.  (https://drive.google.com/file/d/1wpLo5VQy4yW30GNyjIPsX-1tJDX9eo0f/view?usp=sharing)

Para cadastro de novas propriedades/produtores rurais, é necessário comparecer a um escritório de atendimento da SEAPI com os seguintes formulários preenchidos:

  1. FORMULARIO DE CADASTRO DE PRODUTOR
  2. FORMULARIO DE CADASTRO DE PROPRIEDADE

Fonte: Seapi

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios