NOTÍCIAS

Pedritenses já podem providenciar migração do sinal analógico para o digital

Embora o prazo para desligamento total do sinal analógico em nossa região seja apenas em 31 de dezembro de 2023, a migração para o sinal digital já pode ser realizada pelos pedritenses – até o momento, RBS TV e a Rede Vida (esta, sob responsabilidade da Igreja Católica) disponibilizam o sinal digital no município – de diversas formas, como a compra de um televisor com conversor integrado ou do aparelho conversor digital – também disponibilizado de forma gratuita, caso o usuário esteja incluso em alguns programas sociais do governo federal.

A diretora do Departamento de Comunicação da Prefeitura e responsável pelo ‘TV Clube’, Karohelen Dias, concedeu entrevista à Qwerty Portal de Notícias para tratar e esclarecer algumas questões sobre o sinal digital. “A troca faz parte de uma parceria que foi feita entre o governo federal e as empresas particulares que oferecem a prestação dos serviços de telefonia e internet móvel”, explica Karohelen.

O governo federal é responsável pela concessão dos sinais da TV analógica, digital e telefonia. “Foi negociado com essas empresas (de telefonia) que elas teriam posse do 4G, que é um acesso melhor à informação, sendo que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em troca, teria de passar todo sinal analógico para digital. Para que todos nós tenhamos melhor acesso a internet móvel, seja em regiões de fronteira como a nossa ou em metrópoles, é preciso que se converta o sinal analógico”, detalha.

No município, o sinal que chega é convertido e a antena local transmite as imagens. Existem problemas no sinal de alguns canais, como equipamentos inadequados e problemas de natureza técnica em virtude situações climáticas adversas. Entretanto, Karohelen salienta que a Prefeitura não tem autonomia para resolver certos problemas, e até mesmo, algumas vezes, estas adversidades acabam ocorrendo em outras localidades e prejudicando o sinal no município.

Migração para o sinal digital

Televisores vendidos atualmente no mercado já possuem conversor integrado, entretanto, o custo destes aparelhos ainda é alto, portanto, também é possível comprar apenas o conversor digital. Usuários de TV por assinatura não necessitam realizar a migração.

Pessoas de baixa renda, inscritas em programas sociais do governo federal – projetos inclusos no Cadastro Único: Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida, entre outros – terão acesso gratuito ao kit com equipamento para migração total para TV digital – O cadastro deve ser feito unicamente pelo site http://www.sejadigital.com.br/home.

Karohelen salienta que outras emissoras devem chegar com sinal digital em Dom Pedrito. “A Rede Pampa informa que em março chegará com sinal digital ao município”, comenta, mesmo assim, isso não significa que o sinal analógico será desligado imediatamente.

A entrevista completa, o leitor poderá conferir no Jornal das Oito desta terça-feira (5), às 20h, através da Qwerty TV (http://tv.qwerty.com.br).

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios