NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Jovens que completam 18 anos em 2015 devem se alistar no serviço militar

Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2015 (nascidos em 1997) devem, obrigatoriamente, procurar o Exército para fazer o alistamento militar. O prazo fica aberto até o dia 30 de junho. Para se alistar, o jovem precisa se apresentar na Junta de Serviço Militar municipal mais próxima de sua residência, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou equivalente (RG, carteira de motorista e carteira trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3×4 recentes.

Se o convocado tiver filhos, é obrigatória também a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Quem tem algum tipo de deficiência deve entregar o atestado médico. Vale lembrar que todos os documentos precisam ser apresentados em versões originais.
De acordo com dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, em 2014 foram 1,7 milhão de jovens alistados nas Juntas de todo o país. Desses, cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas.

Obrigatoriedade

De acordo com a Constituição Federal, o alistamento militar é obrigatório. Quem não se apresentar nas Juntas municipais fica impedido de tirar passaportes ou assumir cargos públicos. Além disso, o jovem é proibido de prestar vestibular ou de se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, e fica sujeito a pagar multa (cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o convocado não se alistou).

Reportagem: Elliézer Garcez
Jornalista Responsável: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios