NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Catapora: registrados diversos casos da doença na cidade

A catapora é uma doença viral altamente contagiosa que geralmente afeta crianças mas que também pode atingir adultos, sendo um pouco mais grave quando ocorre na gravidez. Em Dom Pedrito, nossa reportagem obteve a informação de que já foram registrados diversos casos da doença, neste ano, principalmente nas últimas semanas. 

A prevenção da catapora pode ser feita de duas maneiras:
•    Evitando o contato com indivíduos com catapora e;
•    Tomando a vacina contra catapora.

Enquanto o indivíduo com catapora apresentar líquido nas bolhas ele deve evitar o contato com os outros, pois o vírus está presente neste líquido. Em média, a partir do 6º dia da doença ter surgido estas bolhas ganham crosta e secam e a catapora deixa de ser contagiosa.

Contudo, o indivíduo pode transmitir a doença para outros 1 ou 2 dias antes de iniciarem os sintomas, e por isso a forma mais eficaz de se prevenir contra a catapora é através da vacinação.

A vacina contra o vírus varicela-zóster pode ser administrada a todos os indivíduos saudáveis com mais de 1 ano de idade que ainda não tenham tido catapora. Ela é 80% eficaz e protege contra a forma mais grave da catapora, e mesmo que o indivíduo vacinado pegue catapora, ele desenvolverá uma forma muito leve da doença, manifestando sintomas mais brandos e alcançando a cura em metade do tempo.

Reportagem: Elliézer Garcez
Jornalista Responsável: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios