NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Primeira quinzena de março será de início da colheita de arroz

O plantio de arroz em Dom Pedrito encerrou em novembro, com cerca de 47 mil hectares semeados. Segundo a previsão do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) local, o início da colheita deve acontecer na primeira quinzena de março do próximo ano. 

Conforme o técnico agrícola do Irga de Dom Pedrito, Ricardo Argiles, cerca de 70% do plantio ficou dentro do zoneamento – que é o período que a pesquisa do instituto determina que está dentro do prazo -, estabelecendo a data de 15 de novembro. Apesar de ter atrasado um pouco, há previsão de pouca perda. “No ano passado, deu queda de produção, mas não foi pelo atraso do plantio, foi porque na época da floração, em janeiro e fevereiro, deu muita chuva e até enchente. No ano passado, o plantio foi mais cedo, choveu no final de ano igual, mas a janela de plantio começou antes”, avalia Argiles. Segundo o diretor do Irga, Gelson Facione, ainda não se pode estimar o que haverá de perda. 

Dom Pedrito tem a maior área de plantio de arroz da região da Campanha, segundo confirma Facione. O técnico agrícola informa que a fase atual da planta é o vegetativo e entende que quanto menos chuvas melhor para o desenvolvimento. Segundo ele, se não houver chuva, em cerca de 20 dias já se pode colher. Conforme o diretor e o técnico agrícola do Irga de Dom Pedrito, não há ainda previsão de subir o valor da saca de arroz, que hoje está em torno de R$ 37. Segundo Facione, a Capital da Paz tem cerca de 260 produtores.

 

Fonte: Lauren Krause
Reportagem: Elliézer Garcez
Por: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios