NOTÍCIAS

RS – Jardim Botânico de Porto Alegre é lar de diversas espécies de animais

O Jardim Botânico de Porto Alegre abriga cerca de 3 mil espécies de plantas além dos diversos tipos de pássaros, pequenos mamíferos, répteis, peixes, anfíbios e insetos, que convivem no espaço de 39 hectares de área verde.

 

Das mais de 600 espécies de aves registradas no estado, cerca de 110 ocorrem no Jardim Botânico, de acordo com o biólogo e pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do estado, Glayson Bencke. Inclusive, logo na entrada o visitante pode se deparar com aves como o quero-quero, considerada uma das aves símbolos do Rio Grande do Sul.

 

Com a chegada da primavera, as aves migratórias que retornam ao estado enriquecem ainda mais o local. “Essas espécies incluem a tesourinha, o suiriri, o socozinho, o bem-te-vi-rajado, a guaracava-de-bico-curto, o andorinhão-do-temporal e o beija-flor-besourinho-de-bico-vermelho. Há ainda outras espécies migratórias, menos conhecidas, mas também presentes no parque”, diz Bencke.

 

Além das aves, os dois lagos existentes no local estão repletos de peixes como as carpas, os cágados e as tartarugas. Lagartos do gênero Teiú podem ser vistos durante o dia, no meio de arbustos e árvores.

 

O Jardim Botânico de Porto Alegre, considerado um dos cinco maiores do país, foi aberto ao público em 1958. O local recebe anualmente mais de 30 mil visitas de estudantes. Para agendamento de visitas ou outras informações, acesse o site: http://www.fzb.rs.gov.br/jardimbotanico/

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios