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ESTELIONATO – pedritense comprou pela internet e não recebeu o produto

Após concluir a compra pagando um boleto, site sai do ar e mercadoria não chega

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O caso não é dos mais incomuns, aliás, acontecem todos os dias com muitos consumidores. É assim que este pedritense que registrou o caso na Delegacia de Polícia de Dom Pedrito acabou tendo um prejuízo de mais de R$ 1 mil. Segundo consta no Boletim de Ocorrência, em nove de dezembro de 2019, a vítima encontrou na internet, um freezer horizontal no site da empresa Estrela Comércio & Varejo. Ele efetuou o pagamento na modalidade boleto bancário, mas nunca recebeu a mercadoria. Ele verificou que após o pagamento, o site saiu do ar e que o pagamento foi registrado em nome de um terceiro.

Dicas de compra na internet

A internet mudou a forma como as pessoas se comunicam no dia a dia e fez com que novos hábitos de consumo surgissem. As lojas virtuais já são uma realidade lucrativa há muitos anos. Por isso, toda a atenção na hora de comprar pela internet é bem-vinda. Para aproveitar toda a comodidade que as compras pela web podem oferecer, conheça algumas dicas de segurança online.

1. Compre apenas usando equipamentos de confiança

A regra número um das compras online é usar um equipamento de confiança. Não compre a partir de computadores públicos. Certifique-se de que a sua máquina está com o antivírus atualizado e evite armazenar seus dados (incluindo e-mail e número do cartão de crédito) no computador e no e-commerce. Para os celulares, valem as mesmas regras e ainda um cuidado a mais com a rede sem fio a que estiver conectado: prefira fazer a operação em redes conhecidas e protegidas com senha.

2. Prefira comprar em lojas conhecidas

Muitas vezes, uma nova loja surge no mercado e traz diversas promoções e descontos. As vantagens podem parecer quase irresistíveis, mas é importante saber a procedência dos produtos e se a loja vai realmente entregá-los. Procure comprar apenas em lojas conhecidas, indicadas por amigos, parentes, ou através do clube de benefícios ou parceiros do emissor do seu cartão de crédito.

3. Pesquise a reputação da loja

É importante saber que muitas lojas conhecidas e de qualidade passam por dificuldades. Isso é normal em qualquer tipo de comércio, e é fácil encontrar, na própria internet, se há problemas de vendas ou com compradores no período. Busque informações sobre a idoneidade e analise a reputação da loja nos órgãos de defesa do consumidor (como o Procon) e sites de avaliação de compras e relacionamento com o cliente (como o Reclame Aqui, por exemplo).

4. Verifique se o site disponibiliza informações sobre a empresa

Certifique-se de que há telefone para contato, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Você poderá, inclusive, telefonar ou mandar um e-mail para o serviço de atendimento ao consumidor da loja a fim de conferir sua existência.

5. Leia a política de compra e privacidade da empresa

Antes de comprar o produto que você deseja, entenda como a empresa faz seus envios, trocas, devolução de mercadorias e prazos de entrega. Tais informações devem ser obrigatoriamente fornecidas pela loja.

6. Escolha sites que tenham plataformas de pagamento seguras

A maioria das lojas online aceita pagamentos por via de boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se fazê-los por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras. Isso porque esses sistemas financeiros já fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, e será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude.

7. Desconfie de ofertas muito abaixo da média

Se a oferta anunciada for boa demais para ser verdade, desconfie. Descontos muito generosos podem, na verdade, camuflar alguns problemas com os produtos. Além dos problemas de qualidade e fraude, você poderá ter problemas sérios de garantia e para trocá-los.

8. Registre os passos de sua compra

Mesmo que o pedido fique registrado internamente no site, guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Você pode, também, imprimir os passos de sua compra, caso não existam outros registros.

Fonte: Meu Porto Seguro

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