- DestaquesVARIEDADES

Qwerty Editorial – O que é uma sinaleira?

Com o advento da instalação de novos semáforos em Dom Pedrito, podemos esperar um trânsito mais seguro?

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O trânsito em Dom Pedrito vem, sem sombra de dúvida, sofrendo há bastante tempo com as mudanças urbanas e principalmente com o aumento exponencial no número de veículos nas últimas décadas, o que não representou um investimento paralelo à altura, seja na pavimentação de ruas, na instalação de dispositivos que auxiliem no controle e segurança do tráfego urbano. O resultado não foi outro: crescimento do número de acidentes; concentração do fluxo de veículos em determinadas ruas, principalmente em horários de pico; dificuldade para estacionamento entre outros.

Mas é preciso registrar o fato seguinte – apesar de a população de Dom Pedrito não ter crescido nas últimas décadas, e segundo algumas fontes ter tido inclusive, uma diminuição, a participação de pedestres como causa de acidentes se manteve, como pode ser visto seguidamente nas matérias que a Qwerty Portal de Notícias veicula quase que diariamente. Ou seja, não são somente os condutores de veículos automotores que precisam ter uma consciência de coletividade para o trânsito, os pedestres e ciclistas, são parte integrante desse contexto e, como tal, tem a obrigação de cumprirem as regras para uma convivência harmoniosa. Manusear o aparelho celular, ouvir música com fone de ouvido, ou se distrair por qualquer motivo, são práticas que precisam ser evitadas.

Até aqui falamos brevemente das responsabilidades dos gestores públicos e das pessoas que estão no trânsito. Para que esse ambiente comum seja eficiente e seguro, é necessário que ambas se completem. Não basta que tenhamos uma estrutura de mobilidade adequada se as pessoas que a utilizam o fazem de maneira equivocada. O contrário também vale, as pessoas, por mais conscientes que sejam, sem uma estrutura básica, terão muita dificuldade em se locomover nas cidades.

Felizmente, ações importantes vêm sendo tomadas pela prefeitura de Dom Pedrito, no sentido de nortear, a médio e longo prazo, como será o trânsito em nossa cidade. O Plano de Mobilidade Urbana, que prevê, entre tantas medidas, a instalação de dispositivos como os semáforos que tiveram sua instalação recentemente anunciadas pela prefeitura. Serão quatro novos pontos que receberão as estruturas e deverão, certamente, contribuir muito para elevar a segurança de condutores e pedestres que trafegam por essas vias.

O curioso, porém interessante, foi que em nota divulgada pelo Executivo municipal, por ocasião do anúncio de instalação dos equipamentos, foi que junto ao texto estava uma breve descrição do que vem a ser um semáforo ou sinaleira, como é mais conhecida aqui no Sul – O semáforo é um sinal de trânsito que funciona como um instrumento de controle do tráfego de automóveis e pedestres nas ruas, servindo para auxiliar aos que se locomovem com mais segurança nas vias. Parece obvio não é? Porém, existe um ditado que diz que “as vezes o óbvio precisa ser dito”.

Convenhamos, a comunidade de Dom Pedrito, notadamente no aspecto do trânsito, precisa evoluir muito e uma explicação como esta vem bem a calhar, principalmente em um momento em que quatro sinaleiras deverão ser instaladas de uma só vez. Educação para o trânsito, eis o que também é necessário para a nossa comunidade.

Os equipamentos deverão ser instalados em breve, e você sabe o que é uma sinaleira?

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios