- DestaquesNOTÍCIAS

Às vésperas de seu aniversário, Dom Pedrito é atingida por um temporal

Temporal com ventos de mais de 120 km/h causou inúmeros estragos. Defesa Civil ainda contabiliza os prejuizos

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O dia 29 de outubro de 2019, será mais uma data que marcará a comunidade pedritense e também a gestão do prefeito Mario Augusto. Não bastasse as dezenas de enchentes registradas nos últimos três anos, no início desta manhã, um temporal com ventos que alcançaram a impressionante marca dos 125,6 km/h, entre 6h e 7h da manhã, segundo dados oficiais do Inmet, atingiu a Capital da Paz.

Logo que a equipe de jornalismo da Qwerty Portal de Notícias iniciou seu giro pelas ruas de Dom Pedrito, foi possível perceber os efeitos danosos do temporal que, além do vento, trouxe um volume de chuva considerável. Até a publicação desta matéria, cerca de 100 mm havia sido registrado na zona urbana.

Em razão disso, o prefeito Mario Augusto decretou situação de emergência no município. Os danos foram desde telhados danificados até postes e fios da rede elétrica arrancados, árvores caídas sobre casas e rede elétrica. A cidade inteira ficou sem energia por várias horas, até que equipes da CEEE começaram a restabelecer o serviço aos poucos, mas boa parte da zona urbana e rural ainda estão sem luz.

O abastecimento de água também foi comprometido, por causa da falta de energia elétrica na estação de tratamento de água da Corsan, o que também começou a se normalizar no início da tarde.

Os bombeiros de Dom Pedrito receberam dezenas de chamados de pessoas que tiveram suas casas atingidas por àrvores ou galhos, e também por causa de destelhamentos. Repartições públicas, estaduais e municipais foram afetadas, com destaque para a Delegacia de Polícia e várias escolas.

Uma reunião da Defesa Civil do município ocorreu nesta tarde, nas dependências do CTG Herança Paternal, para delinear ações que deverão ser tomadas de agora em diante.

Na oportunidade, os bombeiros divulgaram que foram realizados 26 cortes de árvores. O efetivo pedritense recebeu o aporte de 5 militares vindos de Santana do Livramento. A Secretaria de Obras também se somou nesta tarefa. Foram 24 cortes de árvores de grande porte e 126 cortes de pequeno porte. As autoridades ainda contabilizam os prejuízos mas estima-se que mais de cem casas tenham sido atingidas.

O governo do Estado, sensível a essa situação, mobilizou a Defesa Civil estadual e enviou um caminhão com materiais para ajudar os pedritenses a enfrentar esse momento delicado.

Uma das ações tomadas pela prefeitura, além do auxílio que já está sendo prestado, foi começar uma campanha de arrecadação, onde todas as pessoas são convidadas a se solidarizar.

Os dados para doação são os seguintes: Banco do Brasil, Ag 0195-3, CC 7008-4, CNPJ: 87.482.535/0001-24, Fundo de Part Município, identificador do depósito: Doação Vendaval

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.