- DestaquesVARIEDADES

Dia de altas temperaturas e previsão de fortes chuvas em Dom Pedrito

Precipitações podem chegar aos 60 mm nesta terça-feira

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A semana começou com temperatura alta na maior parte do Rio Grande do Sul. A máxima desta segunda-feira (30) foi sentida em Uruguaiana, na Fronteira Oeste: 36,3°C. Na Capital, o calor também marcou presença, com os termômetros chegando a 34,3°C. 

De acordo com a meteorologista da Somar Andressa Lorena, este aumento na temperatura é característico da chamada condição pré-frontal.

— Uma frente fria está avançando sobre o Rio Grande do Sul. Então, é muito comum os termômetros se elevarem antes da chegada deste sistema. Chamamos isso de pré-frontal. Ou seja, é uma condição causada por uma massa de ar seco e quente que atua até a frente fria chegar — explica.

O tempo seco também predominou no Estado. Até o final da tarde, apenas municípios do extremo sul gaúcho tiveram registro de chuva.

Nesta terça-feira (1), o calorão deve continuar em grande parte do território gaúcho — a previsão é de temperaturas ainda mais altas do que as registradas nesta segunda (30). Porém, a frente fria que chega ao RS promove uma virada no tempo, provocando chuva intensa na Metade Sul desde as primeiras horas do dia. As precipitações nesta área ocorrerão em forma de pancadas fortes, acompanhadas de rajadas de vento que ultrapassam a marca de 80 km/h. Também há possibilidade de eventual queda de granizo. Os maiores acumulados, de até 70 mm, devem ser registrados na Campanha. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para vento costeiro no Litoral. 

Já na Metade Norte, o tempo segue firme, com predomínio de sol. A temperatura segue alta na maioria dos municípios desta área. A máxima do Estado, de 36°C, deve ser registrada em Iraí, na Região Norte, e a mínima, de 14°C, será sentida em São José dos Ausentes, na Serra. 

Na quarta-feira (2), a frente fria avança e a chuva passa a atingir todas as regiões. Os maiores acumulados, de 70 mm, devem ser registrados na regiões Sul, Central, Campanha e Fronteira Oeste. A temperatura diminui em todo o Estado, em razão da ausência do sol. Na Capital, a mínima será de 17°C e a máxima de 25°C. 

Fonte: Gaúcha ZH

Em Dom Pedrito

Outubro já começa com temperaturas altas e muita chuva para Dom Pedrito. Para esta terça-feira (01) as máximas podem chegar a impressionantes 34°C na tarde de hoje e as mínimas devem ser de 19°C. A previsão de chuva para hoje também será alta na Capital da Paz, onde podemos ter de 40 a 61 milímetros.

Amanhã (02) as temperaturas caem significativamente no município. As mínimas esperadas para a quarta-feira são de 15°C e as máximas não devem ultrapassar os 21°C. Mais um dia teremos pancadas de chuva no município com volumes que devem variar de 63 a 70 mm.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios