- DestaquesNOTÍCIAS

Petrobras aumenta novamente o preço da gasolina na refinaria

Petróleo e dólar em alta pressionam os combustíveis

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A Petrobras está aumentando novamente o preço da gasolina nas refinarias. A elevação é de 2,53%, segundo informação obtida pela coluna Acerto de Contas. Passa a valer já nesta sexta-feira (27). 

É a quarta alta consecutiva. No último dia 18, a estatal aumentou os preços da gasolina e também do diesel dois dias depois de ter divulgado um comunicado avisando que não faria o repasse imediato da elevação do preço do petróleo no mercado internacional, após os ataques a campos de petróleo da Arábia Saudita.

Além do preço do petróleo, a Petrobras também considera o dólar como fator para ajuste de valores dos combustíveis. A estatal determina preços nas refinarias, que vendem para as distribuidoras. A partir daí, o preço é livre para negociação, assim como nos postos de combustível, que estabelecem seus valores de venda ao consumidor. 

Além disso, o preço da gasolina nas refinarias brasileiras estava desafasado em relação ao mercado internacional. Lembrando que ainda não considera a pesada carga tributária que incide sobre os combustíveis.  

— Agora, o preço na refinaria está cerca de apenas 1% abaixo do preço internacional. Não devemos ter novos reajustes enquanto se mantiver neste patamar — analisa o economista da Quantitas, João Fernandes.

Fernandes monitora os preços do petróleo e cruza com os da gasolina nas refinarias e nas bombas, para o consumidor. Conforme suas projeções, impacto nos postos de combustível deve ser cerca de 2% ao longo do mês de outubro.

Postos de combustível

Na sexta-feira da semana passada, antes do feriado Farroupilha, os preços da gasolina subiram nos postos de combustível de Porto Alegre. Agora, já sofrem um ajuste e os estabelecimentos estavam começando a reduzir valores. Fonte:GaúchaZH

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.