- DestaquesVARIEDADES

Olá cliente Qwerty Internet!

Confira 10 dicas para melhorar o sinal Wi-Fi na sua casa ou empresa

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A chamada rede Wi-Fi (também conhecida como “wireless”) é uma rede sem fio na qual podemos ter acesso à internet apenas pelo sinal de ondas de rádio, assim como as televisões e os celulares, ou seja, sem nenhum fio interligando os equipamentos.

Essa tecnologia possui muitas vantagens, pois o fato de permitir que vários dispositivos possam transmitir dados entre si se tornou essencial tanto para o usuário doméstico quando para as empresas.

No entanto, problemas ligados à conexão Wi-Fi são comuns. Por exemplo, você consegue utilizar a internet em todos os cômodos da sua casa? E na sua empresa? Já houve reclamação que em algum setor o sinal não é bom?

­Por mais que as antenas distribuam o sinal em todas as direções, essa onda não se espalha uniformemente em todos os sentidos. Por isso, é preciso analisar cada caso de acordo com o ambiente e com a sua necessidade de utilização.

Estamos sempre buscando aprimorar nossos conhecimentos e queremos passar isso adiante, para todos os nossos clientes. Então, aí vai algumas dicas para a otimização do uso e também qual é o melhor local para posicionar o roteador na sua residência ou empresa.

1 – Os roteadores possuem antenas que distribuem o sinal em todas as direções. Ou seja, quanto mais ao centro da casa ou empresa o aparelho estiver, melhor e de maneira mais uniforme, o Wi-Fi se espalhará pelo ambiente.

2 – Coloque seu roteador no alto e com a antena reta para cima, isso fará com que o sinal se espalhe de forma horizontal e assim conseguirá desviar das barreiras, por exemplo, os móveis que ocupam o local.

3 – A maneira como o sinal se propaga interfere, sobretudo em espaços grandes ou com dois andares. Nestes casos, posicione o equipamento próximo ao teto, se mesmo assim o sinal não se propagar corretamente em todo o território desejado, indicamos instalar um repetidor ou um segundo roteador para aumentar o alcance do sinal.

4 – Os equipamentos eletrônicos normalmente usam a frequência de 2,4 GHz, a mesma usada pelos roteadores. Isso interfere na emissão das ondas e provoca lentidão na rede. Por essa razão, evite colocar o roteador próximo do microondas, telefone sem fio e caixa de som Bluetooth. Trocar para a faixa de 5GHz é uma possibilidade para roteadores Dual Band, mas ela apresenta menor propagação pelo ambiente e nem todos os dispositivos atuais irão escanear essa faixa.

5 – Evite obstáculos: Quanto mais grosso for o obstáculo a ser transposto pela onda, pior será o sinal do Wi-Fi. Então considere deixar o roteador o mais livre das paredes possível.

6 – Aquários, espelhos, metais e outras superfícies refletoras farão com que a onda bata e volte, portanto igualmente precisam estar distantes do roteador.

7 – A exposição ao sol pode superaquecer o aparelho, porém as temperaturas muito baixas também são nocivas, então evite deixar o equipamento próximo a janela.

8 – Azulejos e paredes de concreto podem diminuir a intensidade do sinal Wi-Fi e causar quedas na conexão. É por isso que banheiros e cozinhas podem ser os piores lugares da casa para usar a rede sem fio.

9 – Assim como qualquer aparelho eletrônico, o roteador está em constante evolução, então também é necessário atualizá-lo para garantir mais velocidade e confiabilidade na transmissão dos dados.

10 – Muitas vezes, o roteador pode travar por causa do aquecimento ou por estar muito tempo conectado. Por isso, reiniciá-lo manualmente é recomendado. Uma das sugestões é mantê-lo desligado durante períodos que ninguém costuma acessar a internet e principalmente se houverem descargas elétricas devido a problemas na concessionária de energia ou pelo mau tempo. Isso poderá melhorar a transmissão de sinal de seu roteador assim que você ligá-lo novamente, além de garantir maior vida útil ao seu equipamento.

Nosso objetivo é que com essas dicas você e sua família tenham uma melhor experiência em suas conexões com a internet.

É importante destacar que algumas sugestões dependem muito do modelo e da marca do roteador.  Além disso, mantenha seu computador, notebook, tablet ou smartphone atualizado e livre de vírus, pois eles exercem grande influência na qualidade da navegação.

Por Fernanda Duarte.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.