- DestaquesVARIEDADES

Que Dom Pedrito queremos para o futuro?

Se queremos uma cidade melhor, o que estamos fazendo para alcançar essa realização

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A pergunta é direta e você é convidado a construir um panorama junto a nós. A cidade, ou melhor, o local onde se nasce é algo que nos acompanha para o resto de nossas vidas. Por mais distantes que formos, nossas raízes permanecerão sempre fincadas no chão que nos recebeu. É algo que vai além de preferências ou gostos, sendo inerente ao ser humano manter essa ligação. Um exemplo de fácil entendimento, é a sensação que temos, enquanto morador de um determinado lugar, determinado bairro de nossa cidade, e quando por circunstâncias da vida precisamos estabelecer residência em uma rua diferente, sentimo-nos como que deslocados, fora do nosso espaço, incomodados, afinal, depois de viver muitos anos na mesma casa com os pais, no mesmo quarto, uma mudança gera sempre um desconforto, ao menos para a maioria das pessoas.

Para nós que nascemos e vivemos em Dom Pedrito, muitas vezes parece natural que nos apeguemos às suas deficiências, que são muitas, é verdade, como acontece com a maioria das cidades. Acostumamo-nos a criticar, a apontar o dedo, reclamar, principalmente dos governantes.

Neste ponto, nos vem à mente aquela máxima em relação a um copo d’água pela metade, que diz: o pessimista vê o copo meio vazio, já o otimista vê o copo meio cheio. Tudo é uma questão de perspectiva, de pontos de vista. Certamente, nossa cidade apresenta muitas carências, notadamente no setor da infraestrutura, área que gera, como todos sabem, a maior parte do descontentamento da população, e com razão, Dom Pedrito tem quase 150 anos e ao lado de municípios bem mais jovens, ainda deixamos muito a desejar nesse quesito.

Mas nem tudo é assim. O que faz Dom Pedrito, não são somente suas casas, suas ruas, suas instituições. O que faz Dom Pedrito é sobretudo a sua gente, sua história. Ao longo do tempo, não foram poucos os homens e mulheres que enalteceram sua trajetória. Como toda história, certamente houveram capítulos trágicos e de glória, tristes e alegres, mas em todos eles, os protagonistas foram as pessoas, que apesar dos pesares conseguiram sobrepor todos os obstáculos desse caminho.

A pergunta que está no título deste trabalho, vem justamente como uma provocação ao nosso modo de ver, pensar e agir em relação a nós mesmos. Se queremos uma cidade melhor, não só para o futuro, mas para hoje, que contribuição estamos dando para que isso aconteça? Afinal, a responsabilidade que nossos representantes no governo tem, é a mesma que toca a cada membro dessa sociedade, respeitadas as proporções.

Se queremos uma cidade limpa, contribuamos não descartando lixo nas ruas; se queremos uma cidade com mais segurança, ajudemos as polícias na medida de nossas possibilidades, denunciando e prestando informações; se queremos um trânsito mais seguro, sejamos prudentes, tanto na qualidade de condutores de veículos, como na de pedestres; se queremos uma infraestrutura melhorada, preservemos aquelas que a administração pública realiza.

Saibamos valorizar a nossa terra, que é, literalmente, um dos solos mais férteis que existem. Não é a toa que o agronegócio foi o responsável por levar o nosso nome para os quatro cantos do Brasil, aliás, o campo sempre foi o palco de nossas glorias – no passado, pelas lanças, espadas e patas de cavalo, no presente, pelo arado, pelas sementes lançadas, pelo gado que enfeita nossas verdes coxilhas e pelo respeito conquistado em nível nacional.

Se queremos uma Dom Pedrito melhor para o futuro, sejamos desde agora os protagonistas dessa mudança. Caminhar por tuas ruas, sentir teus cheiros, ouvir teus sons, prestar atenção as tuas paisagens, apreciar teus sabores, são outras tantas formas de enaltecer teu nome, Capital da Paz.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.