- DestaquesNOTÍCIAS

Suposto caso de meningite – Secretaria de Saúde emite nota oficial

Criança pode estar com encefalite viral

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O serviço de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde recebeu a informação de que uma criança pedritense encontrava-se internada na Santa Casa de Bagé com suspeita de Meningite. Trata-se de uma criança que foi atendida no Pronto Socorro de Dom Pedrito apresentando convulsões. Foi encaminhada para a Santa Casa de Bagé onde foi internada no CTI. A hipótese diagnóstica inicialmente foi de meningite. Foram realizados exames que descartaram tratar-se de infecção por bactéria o que fecharia um diagnóstico de meningite viral, entretanto, segundo informações da vigilância epidemiologia da Sétima Coordenadoria Regional de Saúde, a possibilidade de tratar-se de encefalite viral não está descartada.

A criança permanece internada no CTI e em quadro que inspira cuidados. Importante salientar que esta criança recebeu todas as vacinas preconizadas para a idade.

Com relação às formas de transmissão e precauções, informamos que devem ser mantidos os cuidados clássicos: lavagem constante das mãos com água e sabão, principalmente antes de ingerir alimentos e após a utilização de sanitários; evitar colocar mãos e objetos na boca, nariz e olhos; utilizar lenços descartáveis; evitar contato próximo com pessoas doentes; evitar ambientes muito fechados e/ou pouco ventilados; manter a higiene dos ambientes e estar sempre com a situação vacinal em dia.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.