- DestaquesNOTÍCIAS

PREVENÇÃO – Integrantes da Brigada Militar desenvolvem atividades junto à comunidade

Entre os programas estão o Proerd e uma jornada de palestras

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Na tarde de sábado (13), o jornalismo da Qwerty foi recebido no quartel da Brigada Militar de Dom Pedrito pelo sargento Zauri e pela soldado Bruna, ambos voluntários em atividades de prevenção à violência e uso de drogas, entre outros importantes ensinos. Na pauta, o programa Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Sd Bruna e também uma jornada de Palestras ministradas pelo Sgt Zauri, em escolas do município.

As drogas, a desagregação familiar, problemas que fatalmente se refletem nas crianças e jovens e na escola acabam por aflorar na forma d violência física e verbal, tem se tornado verdadeiros tormentos e desafios para a comunidade escolar e também para os órgãos de segurança. As palestras que o sgt Zauri desenvolve, visam justamente mostrar para os jovens uma realidade que eles não vivenciam dentro do seio familiar, muitas vezes constituído de fragmentos daquilo que se tem como o conceito de uma família, a importância de cada um na sociedade, os limites a todos impostos, as consequências de seus atos para a vida futura, como forma de elevar a autoestima de um jovem que chega à escola trazendo uma bagagem negativa, fruto dos maus exemplos que vivencia no seu dia a dia, são formas de tentar iluminar o caminho de alguém que, sem essa orientação, talvez pendesse para o caminho do mal.

Segundo a Sd Bruna, o Proerd é um programa surgido em 1983, em Los Angeles, Estados Unidos pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia daquela cidade. Ele se expandiu para 55 países e chegou ao Brasil em 1992 no Rio de Janeiro. Em 1993 em São Paulo e finalmente ao Rio Grande do Sul, no ano de 1998. A Brigada Militar de Dom Pedrito deu início ao Proerd no segundo semestre de 2003 e desde sua implantação já atendeu mais de 6 mil crianças e adolescentes, nas redes municipais e estaduais da zona urbana e rural. As aulas são ministradas por policiais fardados. Ao todo, existem dez lições, uma por semana, para alunos do 5º e 7º ano, através do livro do estudante, de forma lúdica, com brincadeiras, procurando elevar a autoestima, a saber lidar com a pressão negativa de colegas, da mídia, promovendo a resolução de conflitos e buscando alternativas positivas para os problemas comuns.

Acompanhe a entrevista.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.