- DestaquesNOTÍCIAS

Previsão do tempo no RS: quarta-feira terá chuva generalizada e queda da temperatura

O primeiro dia do outono começou com temperaturas mais baixas em Dom Pedrito

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Na quarta-feira (20), último dia no verão de 2019, há mudanças no tempo em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva ocorre de forma generalizada no Estado. O céu fica nublado e as pancadas ocorrem a qualquer momento do dia. Com a chuva vêm também as rajadas de vento acima de 60 km/h. O frio segue ganhando intensidade no dia que marca a virada de estações do ano. Em Porto Alegre, a máxima não deve passar de 23°C no período da tarde.

Na quinta-feira (21), as instabilidades perdem intensidade. O tempo firme volta a predominar sobre a maior parte do Estado, com sol entre poucas nuvens, mas a temperatura segue em queda. A chuva ocorre somente no litoral. 

Para Dom Pedrito

O primeiro dia do outono, que começa oficialmente às 21h58min será marcado por temperaturas mais baixas. A mínima registrada foi de 11°C nas primeiras horas da manhã e não deverão ultrapassar os 22°C. O céu terá muitas nuvens e as chances de pancadas de chuva não estão descartadas.

Amanhã as temperaturas devem cair ainda mais, com mínima prevista de apenas um dígito na Capital da Paz, 9°. Já a máxima deverá ficar na casa dos 20°. O dia será de sol entre nuvens e não chove.

Fonte: GaúchaZH/ClimaTempo

Sobre o outono

O Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece no dia 20 de março de 2019 exatamente às 21h58.

O outono começa sempre entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o verão e antecede o inverno, termina entre os dias 20 e 21 de junho.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o outono é caracterizado pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno.

O outono do Hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.

Características do outono

Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.

As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.

O equinócio de outono acontece em março e marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador.

O fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno.

O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul, inverno.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.