- DestaquesNOTÍCIAS

Rio Santa Maria atinge 5,90m e estabiliza

Após pequena diminuição do nível, rio voltou a subir e preocupa moradores ribeirinhos

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A primeira enchente do ano de 2019 atingiu centenas de residências. Apesar de não ser não ser das maiores já registradas na Capital da Paz, ela trouxe, como não poderia ser diferente, muitos prejuízos às famílias atingidas que, é bom lembrar, já amargaram sete enchentes no ano de 2018, ou seja, essas pessoas não tiveram, sequer, o tempo de recompor sua mobília. Aliás, toda vez que nossa equipe tem oportunidade de conversar com moradores atingidos pelas cheias, eles relatam que infelizmente não podem ter, nem que quisessem, móveis de melhor qualidade, por causa do perigo constante de alagamento.

Nossa equipe de reportagem esteve nesta tarde junto à ponte sobre o Rio Santa Maria trazendo as últimas informações, como o nível que atingia preocupantes 5,90m, momento em que também mostramos um dos pontilhões recentemente construídos, e que ajudaram no escoamento das águas. Os expressivos volumes registrados no interior também preocupam, visto que as águas oriundas dessas localidades devem chegar à cidade.

Fato não menos preocupante foi encontrar nas áreas alagadas, grande quantidade de lixo acumulado, num triste retrato do comportamento social do pedritense como um todo. O lixo, o sabemos, não é o integral causador das enchentes, mas, contribui, sim, para que a vazão seja diminuída na área urbana, sem falar no caráter ambiental, que fica muito comprometido em decorrência desse tipo de ação.

Diante de problemas como este, surgem alguns questionamentos:

As enchentes podem ser evitadas em Dom Pedrito? Dificilmente, visto que se trata de um fenômeno natural.

Há uma solução para o problema das enchentes? Certamente. Mas depende de recursos financeiros expressivos e vontade política.

Qual é a maneira mais viável de não ser mais atingido pela enchente? Simples. Não havendo mais pessoas morando nas áreas atingidas pela cheia, aliás, foi essa uma das primeiras medidas que Bernardino Ângelo da Fonseca tomou, quando da fundação da Vila de Dom Pedrito – a transferência da capela para uma região mais alta, visto que naquela época, o rio, milenar morador dessas plagas, já banhava suas várzeas de tempos em tempos.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.