- DestaquesNOTÍCIAS

48ª Ciranda Cultural de Prendas terá participação de duas pedritenses

Evento inicia quinta-feira, em Campo Bom

Dom Pedrito estará muito bem representado durante a 48ª Ciranda Cultural de Prendas, que acontecerá entre os dias 17 e 19, na cidade de Campo Bom. O evento, organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da 30ª Região Tradicionalista, prefeitura de Campo Bom e o CTG M’Bororé, realiza a fase estadual da competição. As informações são do Departamento de Comunicação.

As prendas pedritenses Milena Tatsch Piemolini Teixeira e Diana Silva da Silva são as representantes do município no concurso tradicionalista que busca resgatar a cultura gaúcha. As duas prendas compõem o Departamento Cultural Alma Gaúcha, e durante todo o ano estudaram intensamente para a prova escrita, que possui a maior pontuação do concurso. Serão abordadas temáticas relacionadas à geografia, história, tradicionalismo e folclores do Rio Grande do Sul. Também deverão realizar apresentações artísticas.

A 1ª Prenda Mirim da 18° Região Tradicionalista, Milena Tatsch Piemolini Teixeira, 12 anos, terá o tempo de 22 minutos para apresentar aos jurados e à plateia sua temática. O brinquedo folclórico: sua origem, como faz e como se brinca. Milena irá falar sobre as Cinco Marias e declamar uma poesia da autoria de Mateus Costa, poeta pedritense. Também dançará a tradicional dança Tatu com volta no meio e a dança de salão Chote Figurado. A 1ª Prenda da 18º Região Tradicionalista, Diana Silva da Silva, 19 anos, fará sua apresentação inicial sobre a Capital da Paz, com o tempo de 20 minutos antes de sua prova artística. Durante a apresentação, Diana fará um sorteio para a escolha do tema que irá explanar aos jurados e a plateia. Ainda irá declamar uma poesia de Mateus Costa e apresentará a dança o Tatu de volta no meio e a valsa.

A programação que inicia na quinta-feira (17), às 14h, no CTG M’Bororé, com recepção às delegações das 30 Regiões Tradicionalistas. São esperadas cerca de 2500 pessoas. Às 19h está prevista uma benção religiosa, seguida pela despedida, às 20h, das prendas do RS, gestão 2017/2018. A noite será encerrada com um jantar, às 21h.

As atividades de sexta-feira, dia 18, ocorrem todas no Complexo CEI, e iniciam com as provas escritas, às 8h30. As provas abordam temas como tradicionalismo, folclore, história do Rio Grande do Sul, Geografia e História do Brasil.

A Mostra Folclórica será na sequência, e irá apresentar uma pesquisa realizada pelas concorrentes, de um tema pré-definido. A avaliação está prevista para as 13h30.

A Sessão Solene de Instalação da 48ª Ciranda Cultural de Prendas inicia às 20h30.

Fandango dos Resultados

Já no sábado, dia 19, também no CEI, as avaliações de prova oral e artística iniciam às 8h30, momento em que as prendas apresentam danças de salão, danças tradicionais e habilidades artísticas.

O Fandango de Encerramento está previsto para iniciar às 22h30, no Ginásio do CEI, com resultados sendo divulgados já no início da madrugada de domingo (20).

 

 

Ver mais

Notícias relacionadas

Close

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.