Encerra hoje o prazo para inscrição nos concursos da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros

    (Foto ilustrativa)

    Esta segunda-feira (20) é o último dia para fazer a inscrição para os concursos da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. No total são 4.550 vagas: 4,1 mil são para a Brigada Militar e 450 para o Corpo de Bombeiros. A inscrição deve ser feita no site da Fundatec e a taxa de inscrição é de R$ 80. Os salários são de R$ 3.760,54 para 40 horas de trabalho semanais.

    São quatro etapas da seleção: prova intelectual, exame de saúde, teste físico e teste psicológico. O último é dividido em duas fases: Concurso QPM-1 – Polícia Ostensiva e Concurso QPM-2 – Bombeiro Militar.

    A prova intelectual deve ocorrer no dia 17 de dezembro e terá 50 questões: 10 de língua portuguesa, 10 de matemática, 5 de direitos humanos e cidadania, 10 de legislação específica, 10 de conhecimentos gerais e 5 de informática.

    Para os candidatos a uma vaga na Brigada Militar, as provas serão aplicadas em Porto Alegre e/ou Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Para os candidatos a uma vaga de bombeiro, as provas serão aplicadas em Porto Alegre. 

    É necessário preencher alguns requisitos para concorrer a uma das vagas, entre eles ter idade entre 18 e 25 anos (até o último dia de inscrição), altura mínima de 1,65 m (para homens) e 1,60 m (para mulheres) e ter o Ensino Médio completo.