NOTÍCIASVARIEDADES

Chuva de meteoros Oriônidas terá seu pico na madrugada deste domingo

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Entre a noite desta sexta-feira (20) até terça (24), quem tiver paciência e olhar para o céu por pelo menos uma hora, poderá avistar a chuva de meteoros Oriônidas. O pico deve ser na madrugada de domingo (22), com maior quantidade de meteoros, cerca de 45 minutos antes do amanhecer. As informações são do portal G1.

Segundo o astrônomo Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG), o fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil.

Ele informa que as regiões Norte e Nordeste do país devem ter cerca de 20 a 35 meteoros por hora no pico da chuva. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste deverão ser de 16 a 27. Na região Sul o número será o menor, com máximo de 12 a 23 meteoros por hora.

“Se você olhar para o céu durante toda a noite, vai conseguir ver a chuva. Tem o pico que ocorre, na medida em que o radiante dos meteoros vai subindo, mas dá para ver durante toda a noite”, diz Cássio Barbosa, astrônomo e autor do blog Observatório.

Onde ver a chuva de meteoros: 

Apesar de algumas indicações apontarem que o fenômeno é visto com mais facilidade quando o olhar se volta para a Constelação Órion (por isso, o nome Oriônidas), Hickel avisa não ser preciso olhar para um ponto específico. Mas há um lugar ideal: na praia, de preferência, com baixíssima luminosidade.

G1

Notícias relacionadas

Close

Adblock detectado

Por favor, considere nos ajudar desabilitando o adblocker no seu navegador.