Secretaria de Saúde realiza semana atividades alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

    (Foto: divulgação)

    Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais e a Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, junto de todas as Unidades de Saúde, convida a população Pedritense para olhar com carinho para sua saúde.

    Durante a semana de 24 a 28 de julho, a Secretaria de Saúde estará mobilizada para realização de testes rápidos em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, 28 de julho. De segunda a quinta, no Posto Central, os testes estarão disponíveis durante todo período das manhãs; das 7h30 às 13h.

    Confira o calendário dos exames:

    Na terça-feira, 25, serão realizados testes rápidos pela enfermeira Cibely, das 8h às 16h, no Posto de Saúde Severo Corrêa.

    Na quinta-feira, dia 27, haverá atendimento especial para a realização dos testes na Unidade de ESF Vila Arrué, coordenada pela enfermeira Tátila, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Também na quinta, no ESF Tude de Godoy, coordenado pela enfermeira Rubiane, a equipe estará atendendo das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h.

    Na sexta-feira, dia 28, as unidades de ESF da Cohab e Santa Maria estarão especialmente mobilizadas para atender e realizar os testes rápidos, com a coordenação das enfermeiras Deise e Manuelle, respectivamente, das 8h às 11h. Também na sexta, no Posto Central, atendimento das 8h às 16h.

    O convite é destinado a toda pessoa que recebeu transfusão de sangue antes de 1993, devido aos riscos relacionados ao manejo dos hemoderivados antes desse período.

    Lembramos que quem não usa exclusivamente seu material de unha (alicate de cutículas, cortador de unha, espátulas); quem faz uso de drogas inaláveis ou injetáveis e faz tatuagens ou piercings também estão entre as pessoas que podem ter contraído os vírus das hepatites. Da mesma forma as pessoas que realizaram hemodiálise ou passaram por um transplante.

    Quando alguém se contamina com o vírus da hepatite dificilmente apresenta algum sintoma, por isso é importante que seja feito um rastreio, de acordo com as situações que a pessoa sabe que se expôs ou foi exposta. Comumente, o vírus da hepatite é descoberto quando já existe algum comprometimento do fígado (que passará a produzir sintomas de adoecimento) que é o órgão mais lesado pelo vírus.

    Não esqueça!

    Para o atendimento é necessária apresentação de documento oficial com foto (RG, CNH, carteira profissional, carteira de trabalho) e o cartão SUS. Não é necessário estar em jejum.

    Departamento de Comunicação – Prefeitura de Dom Pedrito

    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009