Em Bagé, Hospital Universitário inaugura ala revitalizada com 39 leitos para pacientes do SUS

    (Foto: Rodrigo Sarasol)

    Após um ano e 10 dias do anúncio do fechamento dos 100 leitos e demissão da maioria dos cerca de 150 funcionários que prestavam serviços, o Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, que havia retomado as atividades no final do ano passado, inaugurou, ontem, data do aniversário de Bagé, o funcionamento de 39 novos leitos destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade, realizada pela manhã, teve a presença de autoridades, gestores e profissionais do setor.  As informações são do Jornal Folha do Sul.

    De acordo com um dos gestores da instituição, Henry Ritta, a reabertura marca o cumprimento de uma missão e um “desafio gigante”, de reabrir o HU após um ano do fechamento e a resolução de diversas pendências financeiras. “Desenhamos a nova ala pensando no conforto dos pacientes e familiares”, ressaltou.

    Segundo o diretor técnico, Rafael Ribeiro, a meta para a reabertura dos serviços era a adoção de um modelo complementar de atendimento. “Focamos na humanização dos serviços, temos uma equipe afiada e tenho a confiança de que farão um grande trabalho”, expressou-se.

    A reitora e presidente da entidade mantenedora do HU, Fundação Attila Taborda (FAT) e Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana, ressaltou o esforço conjunto entre entidades do município, prefeitura e FAT para viabilizar a reabertura do hospital. “Fomos criticados, na época do fechamento, mas essa decisão foi pelo bem dos pacientes, pois não conseguiríamos manter o básico dos serviços. A solenidade de hoje representa a concretização de muito trabalho que tivemos para sanar as contas da instituição”, afirmou.

    O evento teve a presença de representante da família de Attila Taborda, Tibiriçá Taborda, o qual expressou alegria em presenciar o ato. Já o representante do Conselho de Desenvolvimento Regional (Corede), Fábio Zuliani, destacou que 50% dos recursos da Consulta Popular de 2016 foram direcionados aos hospitais da região, com destaque à Santa Casa de Caridade de Bagé, Hospital Universitário e Santa Casa de Dom Pedrito. “Nossa meta é consolidar Bagé como um polo regional de saúde e a revitalização do HU é parte importante desse processo”, justificou.

    Por sua vez, o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, disse que a “data marca o renascimento do HU e uma das principais ações, antes da reabertura, já pôde ser comemorada: o fim das filas para exames de tomografia no município. Desde antes de assumirmos o compromisso de atender o povo de Bagé, já estávamos em tratativas com a gestão da FAT/Urcamp para reativar o HU. Não podíamos deixar essa instituição fechada. Hoje, repassamos R$ 96 mil e esses recursos são revertidos em saúde para a comunidade”, encerrou.

    Estrutura
    O HU conta com exames de raios-x, tomografia, laboratório de exames e emissão de ecografias. Terá, a partir da nova estrutura, 60 funcionários, entre farmacêutico, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, e deve suprir a demanda de atendimento para baixa e média complexidade.
    Além dos 39 leitos para pacientes do SUS, serão disponibilizados outras sete unidades de internação para conveniados e particulares. Em dezembro, o hospital havia retomado os atendimentos e funcionava com 28 leitos pelo SUS, mais três para conveniados e particulares. A estrutura utilizada até então passará por uma revitalização.
    Usina de oxigênio pode ser viabilizada em 2018
    Uma das carências apontadas para a ampliação dos atendimentos no HU, segundo Ritta, é a necessidade da instalação de usina de oxigênio no hospital. O deputado federal Afonso Hamm (PP) declarou que conseguiu incluir, no orçamento da União para o próximo ano, previsto para setembro, a liberação de R$ 300 mil para a instalação da estrutura. “A mobilização entre lideranças e a parceria da comunidade marca um novo momento para a Rainha da Fronteira”, sustentou o parlamentar.

    Jornal Folha do Sul


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009