Três localidades já participaram da elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

    (Foto: divulgação/Prefeitura)

    A Comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Dom Pedrito (PMDR), realizou, na última semana, as primeiras reuniões nas comunidades de São Sebastião/2º Distrito Torquato Severo, Vacaiquá/3º sub-distrito e na Escola Municipal Rural Sepé Tiaraju, localizada no Assentamento Alto Alegre, no Campo Seco.

    Durante os três dias, 85 pessoas responderam ao questionário que busca definir as prioridades dessas localidades. O levantamento destas demandas deve considerar a diversidade de interesses das diferentes comunidades e setores sociais envolvidos no meio rural, com a percepção de que as propostas de ação previstas devem contemplar essa diversidade. As temáticas observadas pela comissão tratam sobre educação, saúde e desenvolvimento social, infraestrutura, comunicação, e agricultura

    Segundo a secretária adjunta da Agricultura, Marinice Rodrigues Coradini, a elaboração do PMDR terá como ponto de partida um diagnóstico sobre as condições do município e o levantamento das prioridades. “É preciso planejar aonde se quer chegar em um cenário futuro. Com base nessa perspectiva, elaborar os objetivos e metas a serem executadas nos quatro anos previstos para esse PMDR”, informou Marinice.

    O PMDR será elaborado por uma comissão composta pelo Gabinete do Prefeito, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SMAPI), Secretaria de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, EMATER, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria e Associação dos Agricultores, e coordenado pela SMAPI e EMATER.

    Assim que elaborado, o Plano será levado para aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). O Plano é uma exigência do Ministério da Agricultura para que os Municípios recebam recursos do governo federal.

    O município pertence à mesorregião do Sudoeste Rio-grandense, e possui uma área territorial de 5.192,10 Km², a elaboração do plano busca soluções para os problemas locais que impedem o desenvolvimento rural.

    Departamento de Comunicação e Relações Públicas
    Prefeitura de Dom Pedrito