Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato deflagra Operação Ponche Verde

    A Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato deflagrou, na tarde de hoje (4), na cidade de Pelotas, a Operação Ponche Verde. Na ação policial foram cumpridas três prisões preventivas de indivíduos investigados por abigeato e quatro mandados de busca e apreensão.

    Nas buscas, além de munições, os agentes encontraram cordas e todo aparato necessário para a prática de abigeato na forma de carneada. Ainda na ação, também foi localizada uma caminhonete Saveiro roubada há poucas semanas no município de Piratini. O veículo já estava com outra placa e preparado para carregar carne – prática comum das quadrilhas de abigeato.

    O grupo criminoso vem sendo investigado pela Força-Tarefa desde o mês de março do corrente ano – inclusive, a operação leva o nome de “Ponche Verde” em razão da investigação da quadrilha ter sido iniciada no município de Dom Pedrito, após uma carneada de seis animais bovinos de alta genética na localidade do Ponche Verde.

    Durante as investigações, vários furtos da quadrilha foram identificados, em especial nos municípios de Caçapava do Sul, Piratini, Capão do Leão, Bagé, Dom Pedrito e Pinheiro Machado. A representação pelas prisões foi realizada pelo delegado Adriano Linhares, coordenador da força-tarefa, e foram deferidas pelo Poder Judiciário de Pelotas, cidade onde a quadrilha está sediada.