Prova do Encceja será aplicada em outubro

    Com as mudanças implementadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quem buscava fazer a prova objetivando a conclusão do ensino médio, agora deverá recorrer ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que será realizado no dia 8 de outubro.  A certificação, a partir deste ano, é feita exclusivamente pelo Encceja. A medida torna o ENEM mais objetivo para estudantes que querem ingressar na universidade.

    Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Encceja é mais adequado que o ENEM para avaliar quem deseja apenas obter a certificação de conclusão do ensino médio. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 8 e 18 de agosto, de forma gratuita. A prova consiste em 30 questões de múltipla escolha. O aluno deve atingir pelo menos 50% de acertos e obter cinco pontos na redação.

    Podem fazer o Encceja estudantes com pelo menos 15 anos – no caso da certificação do ensino fundamental – e 18 anos para certificação do ensino médio.