Vídeos online de alta definição são cada vez mais consumidos no mundo

    Um relatório divulgado pela Ooyala, empresa líder em vídeos online, mostra que o consumo de vídeo via smartphones e tablets é cada vez maior. Segundo o estudo, no último trimestre de 2016, pelo menos 39% dos vídeos consumidos foram executados a partir de um dispositivo mobile.

    O aumento representa quase três vezes mais do que o registrado no mesmo período de 2013, cinco vezes mais do que 2012 e dezesseis vezes mais do que 2011. Além disso, o relatório constatou que a maioria dos usuários de tablets (70%) passam a maior parte do tempo assistindo a vídeos com mais de 10 minutos de duração.

    Já aqueles usuários que assistem a vídeos via TVs conectadas, costumam passar mais de 60 minutos em uma única sessão: essa é a rotina para 41% dos consumidores pesquisados. Em termos de exibições de anúncios, a liderança é dos PCs, mas os smartphones vêm ganhando espaço nesse segmento.

    Além disso, a transmissão ao vivo vem se consolidando nos últimos anos como uma poderosa ferramenta, que estende o alcance dos eventos ao mundo virtual. A transmissão de vídeos vai responder por 75% de todo o tráfego de dados móveis da internet até 2020, de acordo com a Cisco¹. Segundo os dados da empresa, daqui a quatro anos, pelo menos 5,5 bilhões de pessoas, ou 70% da população mundial, usará dispositivos móveis. Os usuários requerem resolução e qualidade cada vez maiores, sendo assim internet cada vez mais rápida.

    No que depender da Associação Brasileira de Internet (Abranet), os provedores de internet no Brasil terão mais facilidade para adquirir equipamentos de infraestrutura para oferecer conexões mais rápidas aos brasileiros.

    Fontes: Sambatech, Ooyala ¹ A empresa Cisco Systems oferece soluções para redes e comunicações quer seja na fabricação e venda ou mesmo na prestação de serviços por meio de suas subsidiárias.