Prendas de Dom Pedrito fazem bonito e trazem conquistas para o município na 48ª Ciranda e Entrevero Regional

    Na foto: Milena, Kamilli e Diana (Foto: Divulgação)

    A 48ª Ciranda e Entrevero Regional aconteceu em Bagé neste final de semana e teve três pedritenses fazendo bonito e trazendo conquistas para o município, orgulhando muito a todos os pedritenses e garantindo que a 49ª edição do evento seja realizada em nossa cidade no próximo ano.

    Milena Piemolini Teixeira, ficou com a faixa de 1ª Prenda Mirim. Já Kamilli Alves Bautista, conquistou o título de 2ª Prenda Juvenil e Diana Silva ficou com a conquista de 1ª Prenda Adulta. As três prendas representaram o Departamento Cultural Alma Gaúcha.

    O evento integrou 12 municípios que fazem parte da 18ª Região Tradicionalista, sendo eles: Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento e São Gabriel.

    A Ciranda, em sua fase regional, foi dividida em Mostra Folclórica, Prova Escrita, Prova Oral e Prova Artística. A reportagem da Qwerty Portal de Notícias falou com Milena e Diana, sobre os temas apresentados por ambas e o que elas têm a falar sobre essa grande conquista.

    Quanto ao tema, na mostra folclórica, Milena fez uma pesquisa sobre a origem dos origamis e dobraduras, levando o título de “Reencantando a infância com dobraduras”, tendo dez minutos para explanar o assunto frente à comissão julgadora. Já na prova oral de sábado, ela falou sobre o brinquedo folclórico “5 Marias” – tema estabelecido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Ela também declamou um poema do poeta pedritense Matheus Costa, intitulado “Muito Além das Brincadeiras”. Ainda na parte artística, Milena dançou o Tatu Com Volta no Meio e o Chote Figurado.

    Sobre a conquista, ela disse que, “para mim representa o resultado de muito estudo, dedicação, esforço e amor ao tradicionalismo. A conquista não é só minha, é também de muitos amigos que estiveram junto comigo, me apoiando e incentivando. Estava me preparando desde julho de 2016, e me sinto muito feliz por tão bem ter representado o DC Alma Gaúcha nesta Ciranda Cultural.  E agora tenho a honra, a satisfação e a felicidade de representar Dom Pedrito, minha cidade natal, a Capital da Paz, onde em 1845 foi assinado o tratado de paz da Revolução Farroupilha, um marco histórico no RS, na Ciranda Cultural de Prendas, fase Estadual, em maio do próximo ano”, disse Teixeira, acrescentando que agora o trabalho continua. “As experiências adquiridas aumentam e também as muitas e novas amizades que conquistamos na caminhada. Tudo valeu a pena. Até mesmo os finais de semana estudando muito. Um abraço e conto com o apoio e torcida dos meus conterrâneos pedritenses”.

    Já a 1ª Prenda Adulta, Diana Silva, contou que na Mostra Folclórica, com o tema “O Uso da Vestimenta em Diferentes Momentos”, proposto pelo MTG, apresentou um trabalho sobre “O Uso das Vestimentas no Momento da 1ª Comunhão”, demonstrando através de fotos, a mudança das roupas, com o passar dos anos, e a diferença das mesmas entre os 1934 até 2017.

    Diana conta que a prova escrita teve 30 questões objetivas relacionadas a tradicionalismo, tradição, folclore, história e geografia do Rio Grande do Sul. O Tema da Prova Oral é sorteado 15 minutos antes da apresentação. O concorrente precisa falar dos seus conhecimentos a respeito do tema sorteado.

    A temática da prova da prenda foi intitulado “Minha Terra”, com a finalidade de enaltecer a cidade de Dom Pedrito. “Resumo a conquista em três palavras: felicidade, amor e gratidão. Felicidade pela caminhada que percorri até esta conquista, foi muito gratificante todos os momentos, me refiro a novos amigos conquistados e conhecimentos adquiridos. Amor por que foi o amor pela cultura do Rio Grande do Sul que me fez tradicionalista há 11 anos atrás.
    Gratidão, por que sou eternamente grata a todas as pessoas que de alguma forma ou de outra contribuíram para eu chegar até aqui”, finalizou a pedritense.


    Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009