Ministério da Integração retira recursos dos canais da barragem; senadora Ana Amélia diz que vai buscar respostas sobre a decisão do governo federal

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) esteve em Dom Pedrito durante esta segunda-feira (26), onde participou de reuniões com o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, entre as quais, na Prefeitura, junto a componentes da Associação dos Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do rio Santa Maria (AUSM), onde tratou da retirada das verbas para construção dos canais da barragem do Taquarembó.

Segundo informações repassadas a reportagem da Qwerty Portal de Notícias, o Ministério da Integração Nacional retirou as verbas dos canais de irrigação, inviabilizando a barragem. Os recursos serão realocados para obras no Nordeste. Questionamos a senadora sobre o fato e ela diz que deve buscar mais informações em Brasília e apurar os motivos desta decisão do governo federal.

“Me comprometi com o prefeito, com o Dr. Quintiliano, presidente do Sindicato Rural e com os produtores e a comunidade que vai usar a área da barragem. Isso depende de um licenciamento da Agência Nacional de Águas (ANA), meu compromisso é, em Brasília, fazer uma verificação, saber por que a retirada deste projeto que já estava no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em benefício de projetos na região Nordeste do Brasil. Não temos nenhum problema com o Nordeste, a região pode ser atendida, mas não podemos aceitar que um projeto que é vital para o Rio Grande do Sul, para a região, que é a irrigação para área do setor agropecuário tenha sido abandonado. Falta 15% para a conclusão da barragem, além dos canais. Precisamos saber do governo os motivos da transferência destes recursos”, relatou a senadora.

Os deputados Afonso Hamm e Frederico Antunes também se fizeram presentes na reunião, além do ex-prefeito e ex-deputado Quintiliano Machado Vieira; presidente do Sindicato Rural, Luiz Augusto Gonçalves; prefeito Mário Augusto; vice-prefeito Alberto Rodrigues; vereadora Rosemeri Martins e componentes da AUSM.

A reportagem da Qwerty Portal de Notícias questionou a senadora sobre o assunto


Warning: A non-numeric value encountered in /home/qwerty/www/wp-content/themes/newspaper-original/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009