Rompe adutora da Barragem da Serrinha e Dom Pedrito fica sem água. Bomba no rio ainda não foi instalada

    Após o rompimento da adutora que conduz água desde a Barragem da Serrinha para a ETA (Estação de Tratamento de Água) ontem, (sexta-feira, 16/6), por volta das 19h, a cidade de Dom Pedrito teve comprometido o abastecimento de água potável para a população.

    De acordo com o gerente da Corsan, Cleber Machado, a adutora rompeu na altura da Rua Conde de Porto Alegre, proximidades do antigo Posto do Mércio. A obra de conserto deve ser completada por volta do meio dia de hoje. A água deve voltar às torneiras, no centro da cidade, por volta das 15h, mas nos setores mais altos a situação somente ficará normalizada em torno das 18h deste sábado (17).

    Há aproximadamente 1 mês o abastecimento está sendo feito apenas com a captação de água da Barragem da Serrinha. Com a queima das duas bombas – a normalmente utilizada e a de reserva – que ‘puxam’ água do rio Santa Maria, a Superintendência da Corsan já enviou uma nova bomba para ser instalada junto ao rio e que está em Dom Pedrito há 1 mês, mas não pode ser ainda instalada em função do nível do rio estar muito elevado e a operação depender de mergulhadores, que ainda não foram disponibilizados pela Companhia.

    O gerente Cléber informa que esses mergulhadores somente estarão em Dom Pedrito na semana que vem. Até lá, continuaremos a depender da captação de água da Barragem da Serrinha.

    Por: Silvio Bermann

    Jornalista – MTE 18.189