“Livros de Escritores Pedritenses” no 7º Fórum Nacional dos Museus

    (Fotos: Maria Luisa Pegas)

    O Museu Paulo Firpo representou o município na maior evento de integração de museus do Brasil. O 7º Fórum Nacional dos Museus, realizado em Porto Alegre entre os dias 30 de maio e 4 de junho, mobilizou cerca de 1,5 mil pessoas em sua organização. O diretor do Museu local, Adilson Nunes de Oliveira, levou ao evento a exposição “Livros de Escritores Pedritenses – pesquisa, preservação e divulgação”, selecionada entre mais de 100 exposições inscritas.

    O trabalho “Livros de Escritores Pedritenses” é desenvolvido há três décadas e comumente exposto no Museu durante a realização da Feira do Livro, em anos alternados, apresentando novidades quando em cartaz, seja com novas publicações ou ações culturais para aproximar a comunidade das letras. A escolha da exposição deu-se conforme edital do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), um dos organizadores do evento.

    Como atrações, além de exposições, o Fórum também contou com palestras, painéis, oficinas, minicursos e grupos de trabalho, com museólogos da Espanha, Portugal, Canadá, México, Estados Unidos, Inglaterra, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Argentina.