Governo do Estado homologa e Governo Federal reconhece decreto de situação de emergência de Dom Pedrito

    Após os trâmites correspondentes, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul homologou o decreto de situação de emergência do Município de Dom Pedrito, emitido pelo prefeito Mário Augusto, após as enxurradas que assolaram os nossos campos e a cidade, na metade do mês de maio.

    “Esta homologação permite que recebamos ajuda humanitária do Estado, isto é, uma assistência material, logística, moral e legal, como forma de reparo paliativo das perdas sofridas em função da última enchente”, explica o secretário de Obras, Viação e Serviços Públicos, Jorge Romano Vogel, também coordenador da Defesa Civil em Dom Pedrito.

    Com a intervenção do deputado federal Jerônimo Goergen, o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, reconheceu automaticamente a situação de emergência. Com este reconhecimento, o Município poderá receber ajuda em recursos para custear o que foi gasto durante as operações da Defesa Civil e para recuperar os danos de infraestrutura causados pelas chuvas.

    “Este reconhecimento, além de auxiliar o Município, poderá auxiliar as próprias famílias. A partir da homologação sumária por parte do Governo Federal e do trâmite correspondente pela Prefeitura de Dom Pedrito junto à Caixa Econômica Federal, os moradores afetados poderão fazer a retirada do saldo do FGTS, cumprindo, é claro, com as exigências e condições correspondentes”, frisou o prefeito Mário Augusto, que se mostrou contente quanto à celeridade que o processo teve nas outras esferas.

    Departamento de Comunicação e Relações Públicas
    Prefeitura de Dom Pedrito