Coordenador do Conselho Tutelar fala sobre diversos casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em Dom Pedrito

Dom Pedrito, infelizmente, está vivendo um triste cenário no que se trata de abuso sexual de crianças e adolescentes. São inúmeros casos que estão ocorrendo e, para falar sobre o assunto, nossa reportagem foi até o Conselho Tutelar, onde conversamos com o coordenador do órgão, Rodrigo Barbosa da Fontoura (Digão). Ele confirmou o que a conselheira Nara já havia relatado informalmente aos nossos repórteres e lamentou que esses casos vêm em uma crescente na nossa comunidade.

“Não sei precisar neste momento em números quantos casos já estamos atendendo, mas lamentamos em informar que esse tipo de crime está ficando comum em nossa cidade. É como eu digo, nem eu, nem as pessoas, nem o Poder Público, conseguirá exterminar esse tipo de crime. Temos que tomar alguma providência urgente, que eu entendo que seja uma campanha informativa, uma parceria entre poder público e Conselho Tutelar, até mesmo as polícias, fazermos um informativo para alertar as pessoas, pois é um problema que quem está de fora não consegue detectar, pois são casos muito sigilosos que acontecem em âmbito familiar e a própria família teria que denunciar”, diz Rodrigo.

O conselheiro ainda revela que durante as audiências na Justiça, a própria família – muitas vezes as mães das crianças abusadas -, defendem o acusado do abuso, que muitas vezes trata-se do padrasto, ou até terceiros. “Apesar de ser comprovado muitas vezes com laudos técnicos e depoimentos das próprias crianças vítimas, chega na audiência e a família nega, não acredita na criança e acaba isentando o acusado do abuso, mesmo com todo o crime comprovado. Isso nos causa muita revolta”, revela o coordenador, afirmando que o Poder Judiciário é muito atuante nesta área.

Rodrigo ainda conta que as vítimas geralmente têm até 12 anos de idade e se dividem em meninos e meninas. Digão irá buscar mais informações quanto a números exatos desses casos e apresentará em uma entrevista exclusiva quinta-feira (8), no Jornal das Oito da Qwerty TV, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Qwerty Portal de Notícias e também pelo nosso site, clicando AQUI.