Cerimonia abre oficialmente a 23ª Semana do Meio Ambiente

    Foi aberta, oficialmente, na manhã desta segunda-feira (5), a 23ª Semana do Meio Ambiente. A cerimônia foi realizada no calçadão da praça General Osório, na presença de autoridades e estudantes. Durante os próximos dias, diversas atividades serão realizadas: palestras, campanhas de conscientização, minicursos, exposições e projetos que contemplam a preservação de nosso ecossistema.

    A secretária de Educação, Melize Quadros Xavier, conduziu o protocolo de abertura. Após o Hino Nacional, a secretária deu segmento à cerimônia, enfatizando o tema da Semana: “Preservar o Bioma Pampa é garantir nossa vida saudável. Não permita que a ambição destrua a criação, sendo assim: seja consciente, cuide do Meio Ambiente!”, de autoria dos alunos do 8º ano da escola Nossa Senhora do Horto.

    O prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, em pronunciamento, ressaltou que esta é a semana para “se pensar no futuro”. “Não podemos pensar no futuro de uma cidade como Dom Pedrito, onde as nossas riquezas vem do campo, sem pensar no meio ambiente, para isso, mais do que qualquer outro lugar, precisamos pensar na preservação do solo, nosso ecossistema. O que nos diferencia é o nosso bioma”.

    A diretora do Departamento de Meio Ambiente (Dema), Carolina Munhoz, reforçou alguns projetos que o órgão está desenvolvendo, além do que será feito esta semana, destacando o recolhimento de lixo eletrônico e o projeto de arborização que está sendo elaborado em parceria com a Unipampa. Carolina destacou que a remediação do aterro sanitário (leia sobre este assunto aqui) está em processo de análise.

    Ex-vereador e atualmente presidente da União Pedritense de Proteção ao Ambiente Natural (Uppan), Dionil Machado Pereira, foi enfático ao afirmar que a prioridade da preservação é o ser humano, como parte do meio ambiente. “Para nós da Uppan, ONG ambientalista que luta pela defesa da natureza, queremos que todos nos auxiliem nesta tarefa. Estou participando desde a primeira edição da Semana do Ambiente e fico muito feliz em ver a participação cada vez maior da comunidade”, disse o ex-vereador.

    A 23ª Semana do Meio Ambiente é uma promoção do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Departamento de Meio Ambiente (Dema) e Uppan.

    Veja a programação desta segunda-feira

    13h – E.M.E.F.Herodiano Arrué- Observação do Meio Ambiente no entorno da escola – 3º ano

    13h30min – E.M.E.F.Herodiano Arrué – Contação de história relacionada ao Meio Ambiente

    14h – E.M.E.F. Argeny de Oliveira Jardim – Exposição de painel sobre Meio Ambiente. Relatório com desenhos da germinação das sementes através da observação diária e exposição das plantinhas – Pré A. Plantio de mudas de hortaliças em garrafas pet – 2º ano.

    E.E.E.M. Getulio Vargas – CIEP – Plantio de flores no pátio da escola – Anos iniciais e finais.

    Programação geral 

    E.M.E.I. Santa Terezinha – Plantio de mudas de flores

    E.M.E.I. Marli Cassol – Sessão de cinema – Filme sobre Meio Ambiente.

    E.M.E.F. Anna Riet –Preparo de canteiros de ervas medicinais – Anos iniciais e finais.

    E.M.E.I Dr. José Tude de Godoy – Exposição de fotos dos alunos realizando atividades relacionadas ao Meio Ambiente e cartazes sobre os Biomas Brasileiros.

    E.M.E.I. Santa Terezinha – Confecção e preparo de horta vertical