Bagé: Santa Casa enfrenta dificuldades devido a ocupação de leitos

    (Foto: Reprodução)

    Conforme informações do Jornal Folha do Sul desde quarta-feira (31), a Santa Casa de Caridade da Rainha da Fronteira, muito utilizada por pacientes de Dom Pedrito, está com internações suspensas. O motivo é que os 207 leitos disponíveis estão ocupados. Apenas casos de urgência e emergência estão sendo atendidos, segundo o provedor da instituição, Aírton Torres Lacerda.

    Cirurgias eletivas – marcadas com antecedência, cuja paralisação não causa risco aos pacientes a curto prazo – também estão canceladas, já que não há leitos disponíveis para recuperação destes pacientes. O provedor destaca que por ser uma instituição que atende casos de média e alta complexidade e suprir a demanda de mais de 200 mil habitantes da região, a Santa Casa mantém prioridade de atendimento aos pacientes que já estão internados e casos de emergência. “Desde quarta, todos os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios estão ocupados. No entanto, conforme o fluxo de atendimento é normalizado e os pacientes ainda em tratamento são liberados, as vagas são abertas a outros usuários”, explicou Lacerda ao Folha do Sul.

    Um dos motivos que levou à lotação, explica o provedor, que também é médico otorrinolaringologista, é o aumento das doenças infecciosas causadas por temperaturas mais frias desta época como condicionantes, que afetam pessoas com problemas respiratórios, principalmente.